Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39043

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSTEINER, Andrea Quirino-
dc.contributor.authorMELO, Alba Maria Aguiar Marinho-
dc.date.accessioned2021-01-12T19:28:10Z-
dc.date.available2021-01-12T19:28:10Z-
dc.date.issued2020-10-09-
dc.identifier.citationMELO, Alba Maria Aguiar Marinho. Política pública de inclusão para a pessoa com deficiência no ensino superior: um olhar sobre os cursos de uma universidade pública em Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39043-
dc.description.abstractComo as políticas públicas de inclusão para pessoa com deficiência estão sendo implementadas nos cursos de graduação? Para responder esta questão, a dissertação analisou a implementação das Políticas Públicas de Inclusão para Pessoa com Deficiência-PCD, nos cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE, projetadas pelo Programa INCLUIR e consolidadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos-PPC. Para a coleta de dados foi realizada análise bibliográfica, documental e questionário aberto. Metodologicamente, o estudo aplicou métodos e técnicas de coleta de dados mistos (quantitativa-qualitativa), utilizou estatística descritiva e exploratória; de forma mais ampla, trata-se de um estudo de caso. Conforme os resultados obtidos, dados do Censo da Educação Superior demonstram que as matrículas das PCD no Brasil vêm aumentando significativamente. Das universidades federais do Nordeste, as de Pernambuco apresentam o menor percentual de matrícula de PCD, foram 0,27% entre 2015 a 2018. Na UFPE, em 2019, motivado pela política de cota, houve aumento no número de matrículas de PCD, obtendo um percentual de 1,22%. Apesar da relativa falta de insumos no NACE e ausência do Atendimento Educacional Especializado-AEE nas setoriais e estrutura física para o AEE no Campus do Recife, o estudo apontou a importância do setor na instituição, assim como a necessidade de garantia das políticas públicas da PCD nos cursos, através do PPC. Dos PPC analisados por meio de análise aditiva, os cursos com escore de 3 a 8 (de um total de 8) foram recentemente avaliados pelo MEC, portanto, vê-se a necessidade de reformulação desses projetos para implementar as políticas inclusivas, para garantir o acesso, permanência e sucesso do estudante com deficiência. Conclui-se que, mesmo incipiente, a UFPE apresenta sinais de consolidação dessas políticas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.titlePolítica pública de inclusão para a pessoa com deficiência no ensino superior : um olhar sobre os cursos de uma universidade pública em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3038171189561362pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4242875650956043pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxHow are public inclusion policies for disabled persons being implemented in undergraduate courses? To answer this question, this dissertation analyzed the case of the Federal University of Pernambuco (UFPE), based on guidelines of the Brazilian federal program Incluir – consolidated, in turn, by the courses’ pedagogical projects. Data was collected through bibliographical and documental analyses and an open questionnaire. The study applied mixed method (quali-quantitative), used descriptive and exploratory statistics; in a broader sense, the study can be characterized as a case study. According to the results obtained, data from the Brazilian Higher Education Census show that disabled persons’ registration has been rising significantly. Among the federal universities of northeastern Brazil, those from the state of Pernambuco had the lowest percentage of enrollment by disabled persons (0.27% between 2015 and 2018). In 2019, motivated by the quota policy, enrollment by disabled persons increased and totalled 1.22%. Despite the relative lack of resources at UFPE’s Accessibility Center (NACE), as well as the lack of specialized educational assistance in two of the three campi, the study indicated the importance of this center for the university. Also, the study showed the need to guarantee that the public policies for disabled persons be implemented via the courses’ pedagogical projects. Based on the pedagogical projects analyzed through additive analysis, the courses that scored 3 to 8 points (from a total of 8) were those that were recently evaluated by the Brazilian Ministry of Education. Thus, it is clear that these projects need to be reformulated in order to implement public inclusion policies and to ensure that disabled students access, stay and succeed in these courses. We conclude that, despite several weaknesses, UFPE shows signs that it is beginning to consolidate these policies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Alba Maria Aguiar Marinho Melo.pdf1,33 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons