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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39023
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | PRESSER, Nadi Helena | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTE, Antônio de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-11T18:03:08Z | - |
dc.date.available | 2021-01-11T18:03:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Antônio de Souza. O protagonismo da UFRP, UFPE e UNIVASF no desenvolvimento regional por meio do incentivo ao tratamento diferenciado nas contratações das micro e pequenas empresas. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39023 | - |
dc.description.abstract | Este é um trabalho voltado para um caso específico de política pública: as compras governamentais. Coube ao Estado estabelecer políticas públicas mediante seu poder decompra, a Lei Complementar 123 de 14 de dezembro de 2006, que estabelece tratamento diferenciado e favorecido às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) no que tange à participação em licitações públicas. Por conseguinte, este estudo demonstra como uma universidade pública federal pode contribuir com o desenvolvimento regional pela aplicação efetiva do tratamento diferenciado, favorecido e preferencial às ME/EPP nas contratações públicas de bens, serviços e obras. Além disso, este estudo a) identifica a origem dos fornecedores caracterizados como ME/EPP das contratações efetivadas por três universidades federais (Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, Universidade Federal de Pernambuco/ UFPE e Universidade Federal do Vale de São Francisco/ UNIVASF), no ano de 2018; b) delimita o montante de fornecedores locais e de fornecedores sediados fora do estado de Pernambuco contratados em 2018 pelas três universidades federais; c) calcula o montante de recursos financeiros que foram auferidos por fornecedores de ME/EPP regionais em 2018 por meio da UFRPE, UFPE e UNIVASF; d) dimensiona o montante de participação anual das universidades UFRPE, UFPE e UNIVASF na injeção de recursos e recolhimento de impostos no estado de Pernambuco com a efetiva participação diferenciada das ME/EPP; e) propõe que aplicação efetiva do tratamento diferenciado, favorecido e preferencial às ME/EPP nas contratações públicas de bens, serviços e obras seja regulamentado e que seus procedimentos sejam adotados pela UFRPE como política de gestão, com inclusão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Pesquisa exploratória, descritiva e documental, se utilizou de sistemas formais de informação da administração pública federal disponíveis no portal de compras do Governo Federal e de Processos de dispensa de licitação, Termos de Referência, Termos de Especificação de Bens, Notas de empenhos, Editais e relatórios de compras da UFRPE, UFPE E UNIVASF como principais fontes de coleta de dados.Para a análise e tratamento dos dados coletados a estatística descritiva foi o principal método adotado. A pesquisa constatou que do total dos recursos investidos em compras públicas pelas três universidades, apenas 25% foram homologadas com fornecedores caracterizados como ME/EPP, apontando o que mudaria em termos de agregação de valor à economia regional, sob o ponto de vista do retorno tributário para o Estado de Pernambuco, e que todas as universidade UFRPE, UFPE e UNIVASF têm ainda muito a realizar no que diz respeito à adoção de práticas de gestão, administrativas e legais que promovam o aumento da participação das ME/EPP nas suas contratações. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Compras governamentais | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Universidades federais | pt_BR |
dc.title | O protagonismo da UFRPE, UFPE e UNIVASF no desenvolvimento regional por meio do incentivo ao tratamento diferenciado nas contratações das micro e pequenas empresas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9271362732115537 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7300520149420928 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is focused on a specific case of public policy: government procurement. It was upto the State to establish public policies through its purchasing power, Complementary Law 123 of December 14, 2006, which establishes differentiated and favored treatment for Microenterprises (ME) and Small Companies (EPP) with respect to participation in public tenders. Therefore, this study demonstrates how a federal public university can contribute to regional development through the effective application of differentiated, favored and preferential treatment to ME/EPP in public procurement of goods, services and works. In addition, this study a) identifies the origin of the suppliers characterized as ME/EPP of thecontracts made by three federal universities (Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE and Universidade Federaldo Vale de São Francisco/UNIVASF), in the year 2018; b) determines the amount of local suppliers and supplier based outside the state of Pernambuco hired in 2018 by the three federal universities; c) calculates the amount of financial resources that were earned by regional ME/EPP suppliers in 2018 through UFRPE, UFPE and UNIVASF; d) dimension the amount of annual participation of the universities UFRPE, UFPE and UNIVASF in the injection of resources and collection of taxes in the state of Pernambuco with the effective differentiated participation of ME/EPP; e) proposes that the effective application of differentiated, favored and preferential treatment to ME/EPP in public procurement of goods, services and works should be regulated and that its rules be adopted by UFRPE as a management policy, with inclusion in the Institutional Development Plan (PDI). Exploratory, descriptive and documentary research, used formal information systems from the federal public administration available on the Federal Government's procurement portal and from bidding waiver processes, Terms of Reference, Goods Specification Terms, Commitment Notes, Notices and purchasing reports from UFRPE, UFPE and UNIVASF as the main sources of data collection. For the analysis and treatment of the collected data, descriptive statistics was the main method adopted. The research found that of the total resources invested in public purchases by the three universities, only 25% were approved with suppliers characterized as ME/EPP, pointing out what would change in terms of adding value to the regional economy, from the point of view of the tax return for the State of Pernambuco, and that all the universities UFRPE, UFPE and UNIVASF still have a lot to do with regard to the adoption of management practices, administrative and legal measures that promote an increase in the participation of ME / EPP in their hiring. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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