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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39001
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Maísa Mendonça | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Jovenilson Rocha de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T19:03:08Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T19:03:08Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Jovenilson Rocha de. Cidades inteligentes e sustentáveis: avaliação multidimensional de capitais brasileiras utilizando o método FITradeoff. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39001 | - |
dc.description.abstract | O acelerado aumento populacional das cidades acarretou em vários problemas urbanos e ambientais, dificultando sua administração. O conceito de cidade inteligente e sustentável surge neste contexto, referindo-se à uma cidade que utiliza tecnologias da informação e comunicação (TICs) e outros meios para melhorar a qualidade de vida e os serviços urbanos, de modo a atender as necessidades das gerações atuais e futuras. Este é assunto de interesse mundial, não se limitando a países desenvolvidos. Prova disso tem-se que, recentemente, o Brasil anunciou a criação de um Plano Nacional para a padronização dessas cidades no país. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi realizar uma avaliação multidimensional das capitais brasileiras sob os aspectos de uma cidade inteligente e sustentável, por meio da análise de decisão multicritério voltado para a problemática de classificação. A escolha do objeto de pesquisa justifica-se pela capital, em sua maioria, ser a cidade mais populosa do estado e também devido a maior disponibilidade de dados. Para o alcance do objetivo proposto, adaptou-se omodelo desenvolvido pela European Standards Organization With Global Impact (ETSI), tendo em vista que este apresentou maior equilíbrio entre tecnologia e sustentabilidade dentre os demais avaliados. O processo de classificação fora feito a partir do modelo aditivo e o método Tradeoff Flexível e Interativo (FITradeoff), em virtude do menor esforço cognitivo por parte do decisor e pela redução de inconsistências que o método, em tese, apresenta quando se comparado ao Tradeoff tradicional. Como resultados, constatou-se uma maior fragilidade por parte das capitais em relação ao acesso e desenvolvimento de tecnologia, inovação, atratividade local e questões econômicas. De modo geral, as capitais da Região Nordeste do país apresentaram um desempenho inferior em relação as cidades da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As estratégias que o Plano Nacional visa desenvolver deve levar em consideração essas peculiaridades. Por fim, acredita-se que esse estudo possa servir como ferramenta de apoio no processo decisório para gestores, planejadores de cidades e entidades do segmento privado, na busca por estratégias de desenvolvimento em relação a temática referida, além de colaborar para mitigação da lacuna encontrada na literatura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Cidades inteligentes e sustentáveis | pt_BR |
dc.subject | FITradeoff | pt_BR |
dc.subject | Problemática de classificação | pt_BR |
dc.title | Cidades inteligentes e sustentáveis : avaliação multidimensional de capitais brasileiras utilizando o método FITradeoff | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4863817903775091 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1719660651640802 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The accelerated population increase in cities has resulted in several urban and environmental problems, making its management difficult. The concept of smart and sustainable city appears in this context, referring to a city that uses information and communication technologies (ICTs) and other means to improve the quality of life and urban services, in order to meet the needs of current generations and future. This is a concept of global interest meaning that it is not limited to developed countries. To make this point, recently, Brazil announced the creation of a National Plan for the standardization of these cities in the country. As such, the objective of this research was to carry out a multidimensional assessment of Brazilian capitals under the aspects of an intelligent and sustainable city, through the analysis of multicriteria decision focusing on the classification matter. The choice of the research object is justified by the fact that, for the most part, the capital is the most populous city in the state and also due to the greater availability of data. To achieve this objective, the model developed by the European Standards Organization With Global Impact (ETSI) was adapted, considering that it presented a greater balance between technology and sustainability among the others evaluated. The classification process was based on the additive model and the Flexible and Interactive Tradeoff method (FITradeoff) was used, due to the lower cognitive effort on the part of the decision maker and the reduction of inconsistencies that the method, in theory, presents when compared to the traditional Tradeoff. As a result, there was a greater fragility on the part of capitals regarding the access and development of technology, innovation, local attractiveness and economic issues. In addition, generally speaking, the capitals of the Northeast Region of the country had a lower performance in comparison with the cities of the South, Southeast and Midwest. The strategies that the National Plan aims to develop must take these peculiarities into account. Finally, it is believed that this study can serve as a support tool in the decision-making process for managers, city planners and private sector entities, in the search for development strategies on the mentioned topic, and to collaborating to mitigate the gap found in literature. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção |
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