Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3900
Título: Novas tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa
Autor(es): Varginha Ramos Caiado, Roberta
Palavras-chave: Tecnologia digital da informação e comunicação; Prática pedagógica; Ensino de língua portuguesa, informática e educação.
Data do documento: 31-Jan-2011
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Varginha Ramos Caiado, Roberta; Gomes de Morais, Artur. Novas tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensinoaprendizagem de Língua Portuguesa. 2011. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou investigar, a partir de três estudos, o processo pedagógico que envolve o discurso e as práticas dos professores de Língua Portuguesa, especificamente, como eles utilizam as novas tecnologias digitais da informação e comunicação (doravante TDIC) no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal fim, realizamos um estudo sobre o conteúdo relacionado às novas tecnologias digitais, presentes nos livros didáticos de língua portuguesa (doravante LDP), objetivando identificar se os conteúdos digitais são abordados ou ministrados pelos docentes; um segundo estudo que se propunha a conhecer a formação e as concepções de professores de língua portuguesa relacionadas às novas TDIC; e, por fim, um terceiro estudo no qual observamos a concretização (ou não) desses discursos, a partir da observação das aulas de três professores participantes do estudo anterior. Estabelecemos categorias de análise nos três estudos (BARDIN, 1979). Nossos corpora, nos estudos, foram assim constituídos: análise categorial temática de 32 LDP, oito coleções, aprovados pelo PNLD 2005 e 2008 (Estudo I); aplicação de questionários e entrevistas com seis professores que ensinavam em turmas do ensino fundamental II, pertencentes às redes federal, estadual e privada (Estudo II); observação de aulas de três daquelas professoras, sendo uma de cada rede de ensino (Estudo III). Em seu marco teórico, a presente pesquisa se inscreve nos estudos sobre transposição didática, transposição informática, letramento escolar, letramento digital, assumindo como perspectiva teórica a linguagem em sua natureza social e dialógica, produzida enquanto ação humana. Os resultados sinalizaram para a baixa representatividade da realidade digital nos LDP; pouca ou falta de formação do professor de língua portuguesa para a utilização das novas TDIC nas dimensões de uso pessoal e profissional, e na sua prática pedagógica; utilização das TDIC como fator motivacional, na maior parte das aulas de língua materna observadas. Só na turma de uma professora as TDIC pareciam diretamente relacionadas ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa: ao trabalhar com retextualização, do texto ao hipertexto multimodal. Constatamos, por fim, a necessidade de a instituição escolar modificar seus rígidos currículos de língua portuguesa e assumir já, em seu projeto político pedagógico, as novas TDIC enquanto elementos estruturantes de novos processos educativos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3900
Aparece na(s) coleção(ções):Teses de Doutorado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo3364_1.pdf7,9 MBAdobe PDFVer/Abrir
arquivo3364_2.pdf8,14 MBAdobe PDFVer/Abrir
arquivo3364_3.pdf7,93 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.