Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38982

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLUNA, Maria José de Matos-
dc.contributor.authorFEITOSA, Joenilda Alves-
dc.date.accessioned2021-01-07T18:00:08Z-
dc.date.available2021-01-07T18:00:08Z-
dc.date.issued2020-08-28-
dc.identifier.citationFEITOSA, Joenilda Alves. Cultura de paz e resolução positiva de conflitos: replicagem da metodologia TDH na Unidade Lar Fabiano de Cristo – Casa Rodolfo Aureliano. 2020. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38982-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo a replicagem da metodologia desenvolvida pela Fundação Terre des Hommes para redução de conflitos e violências em contextos educacionais da educação formal e não formal, através da resolução positiva de conflitos e cultura de paz na unidade Lar Fabiano de Cristo – Casa Rodolfo Aureliano, em Recife. Atendemos aos dois objetivos específicos propostos, a saber: “Mapear os conflitos e violências no ambiente socioeducativo, e o modo como os gestores, profissionais, educandos e famílias lidam com tais situações”. E, ainda, “Analisar a receptividade da comunidade educativa frente às formações recebidas com base na metodologia da Fundação Terre des Hommes, em uma aplicação experimental”. Como referencial teórico, utilizamos a “comunicação não violenta” (CNV) e suas aplicações para aprimorar relacionamentos e estabelecer alternativas pacíficas à violência, de Marshall Rosenberg (2006); o enfoque de Paulo Freire (1987), com a emancipação através do diálogo e suas contribuições para a Cultura de Paz; e a “importância do aprendizado do convívio” no enfoque de Xesús Jares (2007); e, os princípios básicos da teoria de Kay Pranis (2011), com suas aplicações teóricopráticas através dos “círculos de paz” e “círculos restaurativos”. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza empírica quanto aos procedimentos, e utiliza como instrumento de coleta de dados a “observação assistemática” e as “entrevistas individuais”. Quanto à técnica de análise e interpretação dos dados, faz uso do método da “análise de conteúdo”, para compreender o pensamento dos entrevistados através do que foi por eles expresso. A pesquisa se justifica por constatarmos uma abordagem insuficiente dessa temática na grade curricular dos educadores. Propomo-nos a enfrentar tal problema a partir de sensibilizações e formações iniciais e continuadas destes profissionais, de tal forma que fosse possível contribuir com a redução do fenômeno da violência e a gestão autônoma das situações de conflitos junto à comunidade educativa, fazendo uma transição da cultura da violência para a cultura de paz.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectResolução positiva de conflitopt_BR
dc.subjectReplicagem metodológica da TDHpt_BR
dc.titleCultura de paz e resolução positiva de conflitos: replicagem da metodologia TDH na Unidade Lar Fabiano de Cristo – Casa Rodolfo Aurelianopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1955151757324029pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4119578278951508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to replicate the methodology developed by the Terre des Hommes Foundation (TDH) for the reduction of conflict and violence in educational contexts of formal and non-formal education, through positive conflict resolution and culture of peace at the Lar Fabiano de Cristo unit - Casa Rodolfo Aureliano, in Recife. We achieved the two specific objectives proposed, namely: "Map conflict and violence in the socio-educational environment and the manner in which administrators, professionals, students and families deal with such situations". And, also, “Analyze the receptiveness of the educational community towards the training received based on the methodology of the Terre des Hommes Foundation, in an experimental application”. As a theoretical framework we use “non-violent communication” (NVC) and its applications to improve relationships and establish peaceful alternatives to violence, developed by Marshall Rosenberg (2006); the approach of Paulo Freire (1987) with emancipation through dialogue and his contributions to the Culture of Peace; the “importance of learning to live together” in the approach of Xesús Jares (2007); and, the basic principles of the theory of Kay Pranis (2011) with her theoreticalpractical applications through "peace circles" and "restorative circles". Methodologically, this research is empirical in nature in regards to the procedures and utilizes “unsystematic observation” and “individual interviews” as data collection tools. As for the data analysis and interpretation technique, it makes use of the “content analysis” method to understand the interviewees' thoughts through what they expressed. The research justifies itself in our finding a lack of this topic in the curriculum of educators, proposing that we face such a problem starting from the awareness and initial and continuous training of these professionals, and this way, be able to contribute to the reduction of the phenomenon of violence and the autonomous management of conflict situations alongside the educational community, making a transition from a culture of violence to a culture of peace.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Joenilda Alves Feitosa.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons