Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38947
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Cristina Barbosa da | - |
dc.contributor.author | SALES, Letícia Bazante Velôzo de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T00:41:42Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05T00:41:42Z | - |
dc.date.issued | 2015-07-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-04 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Letícia Bazante Velôzo de. A química no ensino médio: o ensino de conceitos e da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá - PE. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38947 | - |
dc.description.abstract | Muitos estudantes da Educação Básica acreditam que a Química é uma disciplina sem sentido por não conseguirem associá-la a acontecimentos e a fenômenos naturais da vida fora da sala de aula. Acreditam ainda se tratar de uma disciplina de difícil entendimento, apresentando, portanto, dificuldades em aprendê-la. Schnetzler (2004, p. 52) afirma que “[...] o conhecimento científico não faz parte do contexto cultural dos alunos”. Logo, ao ensinar sobre essa ciência, deve-se buscar aproximar os conhecimentos do cotidiano com os conhecimentos aceitos nesta área científica e, nesta perspectiva, o docente pode se utilizar de metáforas e de analogias para fazer as ligações dos conceitos químicos com a realidade dos estudantes. Segundo Moraes et al (2007, p. 193) “aprender Química é ampliar entendimentos de senso comum dos fenômenos com a inserção de significados produzidos no discurso científico e, mais especificamente, no discurso da Química”. De acordo com Machado e Mortimer (2007), a linguagem científica apresenta características próprias que a difere da linguagem comum e devido a estas características, os estudantes por vezes acham-na estranha e difícil. Diante disto, esta pesquisa tem como objetivo investigar como se dão as práticas docentes no Ensino Médio relacionadas ao ensino de Química e os aspectos que facilitam e que dificultam a aprendizagem dos conceitos, bem como da linguagem técnica da área, considerando a visão dos docentes e dos discentes, nas escolas públicas de Gravatá - PE. Para isto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 3 professores de Química e foram aplicados questionários com uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de cada docente. Os resultados mostram que não há possibilidade de ensino da Química sem a menção aos seus termos técnicos; os alunos apresentam dificuldades no aprendizado dessa linguagem química; o professor tem um papel importante no processo de ensino-aprendizagem, pois a forma com que aborda os conceitos desta área do conhecimento e a linguagem química interfere no aprendizado dos estudantes e ainda que as abordagens que apresentam maior possibilidade de favorecer o aprendizado dos conceitos químicos e da aquisição da linguagem química são aquelas que levam o estudante a refletir, a pensar, a falar e a escrever sobre os conhecimentos químicos. As metáforas e as analogias se mostram como recursos essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem da Química, porém dois dos docentes investigados não percebem a importância da utilização desses recursos. | pt_BR |
dc.format.extent | 79p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino - Gravatá (PE) | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Conceitos | pt_BR |
dc.title | A química no ensino médio: o ensino de conceitos e da linguagem química nas escolas públicas da cidade de Gravatá - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4404224Z8 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4216209U6 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Many students of Basic Education believe that chemistry is a discipline meaningless because they can not associate it with events and natural phenomena of life outside the classroom. They still believe it is a subject difficult to understand, therefore has difficulty learning it. Schnetzler (2004, p. 52) states that "[...] scientific knowledge is not part of the cultural background of students." Thus, when teaching about the science, should seek closer the everyday knowledge with the accepted knowledge in this scientific area and, in this perspective, the teacher can be used metaphors and analogies to make the links of chemical concepts to the reality of students. According to Moraes et al (2007, p. 193) "learning chemistry is to expand common sense of the phenomena of understanding with the inclusion of meanings produced in scientific discourse and, more specifically, in the discourse of chemistry." According to Machado and Mortimer (2007), the scientific language has its own characteristics that differ from common language and because of these characteristics, students sometimes find it strange and difficult. In view of this, this research aims to investigate how to turn their teaching practices in secondary education related to the teaching of chemistry and aspects that facilitate and hinder the learning of concepts as well as the technical language of the area, considering the views of teachers and of students in public schools in Gravesend - PE. For this, semi-structured interviews were conducted with three chemistry teachers and questionnaires were administered to a group of third year of high school for each teacher. The results show that there is no possibility of teaching chemistry without mentioning its technical terms; students have difficulties in learning this chemical language; the teacher has an important role in the teaching-learning process, because the way that deals with the concepts of this area of knowledge and the chemical language interferes with student learning and that the approaches with the greatest possibility of promoting the learning of chemical concepts and the acquisition of chemical language are those that lead the student to reflect, to think, to speak and write about the chemical knowledge. The metaphors and analogies to show how resources essential to the process of teaching and learning of chemistry, but two of the surveyed teachers do not realize the importance of their use. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SALES, Letícia Bazante Velôzo de.pdf | 698,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons