Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38879

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRITTO, Antônio César Cardim-
dc.contributor.authorVIEIRA, Luciana Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-03T23:58:05Z-
dc.date.available2020-12-03T23:58:05Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.date.submitted2020-12-03-
dc.identifier.citationVIEIRA, Luciana Cristina da Silva. Avaliação das atitudes empreendedoras: um estudo de casos múltiplos no setor gastronômico de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38879-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo principal identificar a atitude empreendedora de três estabelecimentos do setor da gastronomia, no município de Caruaru. Para tal, este trabalho foi realizado a partir da revisão de literatura, onde procurou compreender o conceito de empreendedorismo, sua evolução conceitual, as teorias econômicas e comportamentais relacionadas com o tema empreendedorismo. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa e realizada por meio de um estudo de caso múltiplo. Para operacionalização desta pesquisa foi utilizado um questionário, validado, construído e adaptado de Souza e Lopez (2005). Este instrumento é composto por 25 variáveis, divididos em quatro dimensões: Realização, Planejamento, Poder e Inovação, através do qual, pretendeu-se medir a percepção dos gestores empreendedores sobre o grau de importância das atitudes empreendedoras no seu negócio gastronômico. As respostas dos candidatos foram registradas em um programa de coleta de dados denominado SPSS (Statistical Package for the Social Science), versão 12.0. Na média, as respostas dos pesquisados mostraram-se favoráveis à presença de atitude empreendedora. A dimensão percebida como a mais importante foi a de planejamento, seguida da Inovação, realização e por último a de poder. Verificou-se que alguns aspectos da atitude empreendedora podem ser melhorados, nas empresas estudadas.pt_BR
dc.format.extent55p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRestaurantes - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpreendedorespt_BR
dc.subjectComportamento humanopt_BR
dc.titleAvaliação das atitudes empreendedoras: um estudo de casos múltiplos no setor gastronômico de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708436Z2pt_BR
dc.description.abstractxThe present study has as main objective to identify the entrepreneurial attitude of the three establishments of the gastronomy sector, in the municipality of Caruaru. To this end, this work was carried out based on the literature review, which sought to understand the concept of entrepreneurship, its conceptual evolution, the economic and behavioral theories related to entrepreneurship. It is a descriptive, exploratory research with a qualitative approach and carried out through a multiple case study. To perform this research, a questionnaire, validated, constructed and adapted from Souza and Lopez (2005) This instrument is composed of 25 variables, divided into four dimensions: Realization, Planning, Power and Innovation, through which it was intended to, measure the perception of entrepreneurial managers about the degree of importance of entrepreneurial attitudes in their gastronomic business. Candidates' responses were recorded in a SPSS (Statistical Package for the Social Science), version 12.0. On average, respondents' responses were favorable to the presence of Entrepreneur. The dimension perceived as the most important was that of planning, followed by Innovation, achievement and, lastly, power. It was verified that some aspects of the entrepreneurial attitude can be improved, in the companies studied.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VIEIRA, Luciana Cristina da Silva.pdf1,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons