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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38877

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cristiane Salomé Ribeiro-
dc.contributor.authorTAVARES, Aline da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-03T20:08:14Z-
dc.date.available2020-12-03T20:08:14Z-
dc.date.issued2017-01-10-
dc.date.submitted2020-12-03-
dc.identifier.citationTAVARES, Aline da Silva. A qualidade percebida pelos consumidores do setor de confecções: estudo de caso no Polo de Caruaru com aplicação da escala servqual. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38877-
dc.description.abstractA elevação da competitividade vivenciada no polo de confecções de agreste pernambucano, trouxe consigo a necessidade de fidelizar o cliente por parte dos empreendedores. Nesse sentido Cobra (1997) ressalva que na atualidade, não importa apenas vender, mas atender as necessidades dos clientes ao acompanhar sua qualidade percebida. Nesse sentido o objetivo dessa pesquisa consiste em analisar a qualidade dos serviços prestados no setor de confecções, a partir da percepção do consumidor do Polo Caruaru, utilizando a ferramenta de análise SERVQUAL. A presente pesquisa foi de natureza quantitativa descritiva, possibilitando a obtenção de dados para responder ao objetivo acima especificado, utilizando como local de estudo o centro de compras Polo Caruaru. A amostra foi composta por trezentos respondentes, consumidores do Pólo Caruaru, que responderam à pesquisa a partir do questionário aplicado de modo presencial. Os dados foram tabulados e analisados por meio do software Microsoft Excel com intuito de avaliar as dimensões da qualidade: confiabilidade, tangibilidade, presteza, empatia e segurança. Os resultados demonstraram que, apesar do nível de percepção da qualidade está próximo a expectativa, não houve, em sua maioria, percepção da qualidade por parte dos consumidores, com exceção para as dimensões empatia, relacionada a atenção individual e especial dos funcionários para com os seus clientes e tangibilidade, relacionada a aspectos como instalações físicas e recepção do serviço, como acessibilidade para transporte público e oferta de estacionamento para clientes com carro próprio. Portanto, os dados apresentados oferecem contribuições aos gestores e lojistas do polo caruaru quanto a trabalhar estratégias para fortalecer as dimensões de empatia e de tangibilidade. Assim como, para melhorar o quadro da dimensão de confiabilidade, quanto as promessas de troca, e confiança dos produtos disponibilizados; da dimensão de presteza, quanto ao horário de funcionamento das lojas; e da dimensão de segurança, quanto aos conhecimentos necessários sobre os confecções disponibilizadas pelos lojistas do referido centro de compras.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRoupas - Confecção - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectAvaliação de necessidadespt_BR
dc.titleA qualidade percebida pelos consumidores do setor de confecções : estudo de caso no Polo de Caruaru com aplicação da escala servqual.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774269Y6pt_BR
dc.description.abstractxThe elevation of the competitiveness experienced in the agricultural pole of rural Pernambuco, brought with it the need of customer loyalty on the part of the entrepreneurs. In this sense, Cobra (1997) stresses that today, it is not only a question of selling, but also of meeting the needs of the customers, in keeping with their perceived quality. In this sense, the objective of this research is to analyze the quality of the services provided in the apparel sector, based on the perception of the consumer of Polo Caruaru, using the SERVQUAL analysis tool. The present research was of a descriptive quantitative nature, making it possible to obtain data to respond to the objective specified above, using as a study site the Polo Caruaru shopping center. The sample was composed of three hundred respondents, consumers of the Caruaru Pole, who answered the survey using the questionnaire applied in person. The data were tabulated and analyzed using Microsoft Excel software to evaluate the dimensions of quality: reliability, tangibility, readiness, empathy and safety. The results showed that, although the level of perception of quality is close to expectation, there was, in the majority of cases, perception of quality by consumers, except for the empathy dimensions, related to the individual and special attention of the employees towards the Its clients and tangibility, related to aspects such as physical facilities and reception of the service, such as accessibility for public transportation and parking offer for customers with own car. Therefore, the data presented offer contributions to managers and shopkeepers of the Caruaru Polo as to work strategies to strengthen the dimensions of empathy and tangibility. As well as, to improve the framework of the reliability dimension, as to the promises of exchange, and confidence of the products made available; of the dimension of readiness, as to the hours of operation of the stores; and the security dimension, as to the knowledge required about the clothing made available by the shopkeepers of the said shopping center.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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