Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38857
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRITTO, Antônio César Cardim | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jholanda Jessica Rosendo da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-01T20:17:40Z | - |
dc.date.available | 2020-12-01T20:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jholanda Jessica Rosendo da. O descarte do lixo eletrônico nas instituições de ensino superior de Caruaru: um estudo de caso múltiplo. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38857 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho procurou avaliar o processo de descarte do lixo eletrônico em três instituições de ensino superior no município de Caruaru, bem como apresentar recomendações visando à sustentabilidade ambiental no âmbito interno dessas IES. No cenário da sustentabilidade ambiental, o lixo eletrônico representa um sério problema, em decorrência da grande disseminação do uso de aparelhos de telefonia celular, notebooks, computadores e monitores, aparelhos eletrodomésticos portáteis, dentre outros. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso múltiplo. Foi possível identificar a inexistência de uma política efetiva, de gestão e controle dos resíduos sólidos – Lixo Eletrônico, nas três IES pesquisadas: a UFPE, Campus Caruaru, o IFPE Campus Caruaru e a DeVry – FAVIP, denotando que essa atividade não é uma prioridade nessas entidades. Os procedimentos de armazenamento desses resíduos são inadequados. O descarte é inoperante nas IES – Públicas; apenas a Devry FAVIP realiza a destinação desses resíduos para algumas ONGs especializadas na coleta. Porém, identificou-se movimentos proativos no tocante a necessidade de se promover o debate e a efetivação da sustentabilidade ambiental no âmbito da UFPE. Embora exista esse movimento, foram identificadas práticas inadequadas e insalubres, no que tange ao destino de alguns equipamentos eletrônicos destinados ao lixo doméstico, sem nenhum manejo anterior. Existe uma grande distância entre o que se ensina e o que se pratica nessas IES, no tocante às questões ambientais. Sugere-se o desenvolvimento de ciclo de Palestras, no sentido de fomentar práticas saudáveis para aquisição, utilização, reutilização, descarte e destinação do Lixo Eletrônico não apenas nas IES, com também destinados às empresas, funcionários e todo corpo discente e docente das instituições envolvidas. | pt_BR |
dc.format.extent | 66p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agreste | pt_BR |
dc.subject | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Faculdade do Vale do Ipojuca | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Gestão integrada de resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Lixo eletrônico - Reaproveitamento | pt_BR |
dc.title | O descarte do lixo eletrônico nas instituições de ensino superior de Caruaru: um estudo de caso múltiplo. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708436Z2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper aimed to evaluate the waste disposal process in three higher education institutions in the city of Caruaru, as well as to present recommendations aiming at environmental sustainability within the scope of these HEIs. In the scenario of environmental sustainability, electronic waste represents a serious problem of environmental sustainability due to the widespread use of cellular telephones, notebooks, computers and monitors, portable electrical appliances, among others. It is a descriptive and exploratory research, with a qualitative approach, carried out through a multiple case study. It was possible to identify the lack of an effective policy, management and control of solid waste - Electronic Waste, in the three HEIs surveyed: UFPE, Caruaru Campus, IFPE Campus Caruaru and DeVry - FAVIP, denoting that this activity is not a these entities. The storage procedures for these wastes are inadequate. The disposal is ineffective, in the IES - Public, only DeVry FAVIPE, carried out the destination of this waste to some NGOs specialized in the collection. However, proactive movements were identified regarding the need to promote debate and the realization of environmental sustainability within the UFPE. Although this movement existed, it identified inadequate and unhealthy practices regarding the fate of some electronic equipment destined for domestic waste, with no previous management. There is a great distance between what is taught and what is practiced in these HEIs, in relation to environmental issues. It is suggested the development of a cycle of Lectures in order to foster healthy practices for the acquisition, use, reuse, disposal and disposal of Electronic Waste not only in HEIs, but also aimed at companies, employees and all students and teaching staff of the institutions involved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração | pt_BR |
dc.degree.departament | Gestão | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jholanda Jessica Rosendo da.pdf | 780,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons