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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38854

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Luiz Sebastião dos-
dc.contributor.authorSILVA, Igor Manoel de Arruda-
dc.date.accessioned2020-12-01T03:00:57Z-
dc.date.available2020-12-01T03:00:57Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.date.submitted2020-11-30-
dc.identifier.citationSILVA, Igor Manoel de Arruda. Competências dos egressos do curso de Administração do Campus do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38854-
dc.description.abstractApesar dos processos administrativos serem identificados há muito tempo, sendo utilizados pelas civilizações egípcias desde o ano de 1.300 a.C., o ensino superior no Brasil, assim como na maioria dos países do mundo, é bastante recente. O presente trabalho tem como objetivo verificar a autoavaliação feita pelos alunos concluintes do curso de Administração da Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste(UFPE-CAA), quanto as competências e habilidades adquiridas durante a graduação. Essas competências e habilidades estão contidas no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do curso de Administração, e servem como diretrizes para a formação do aluno. Neste sentido, foi aplicada uma pesquisa quantitativa, exploratória, descritiva e teve como amostra 118 alunos dos períodos finais do curso. Esse estudo identificou o perfil do aluno egresso do curso de Administração, que são em sua maioria mulheres, de idade entre 20 e 24 anos, estudantes de escola pública e que consideram que desenvolveram as competências e habilidades descritas no PPC. Ao considerar as competências e habilidades propostas no PPC, os inquiridos disseram que estas estão em consonância com aquilo que vem sendo aprendido durante o curso. Também, observa-se, que conceitos como os de eficiência, eficácia, análise de ambiente e ética, estão relacionados com as competências e habilidades que obtiveram as melhores médias. Sendo que, quando faz-se um ranking, as quatro primeiras afirmações têm média de 4,38 e que a média geral entre as quinze competência e habilidades pesquisadas é de 3,88. Indicando assim, que aquilo que é proposto pelo PPC tem sido cumprido com efetividade.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectUniversidade Federal de Pernambuco. Centro Acadêmico do Agrestept_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ex-alunospt_BR
dc.subjectAdministração - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectHabilidades pessoaispt_BR
dc.titleCompetências dos egressos do curso de Administração do Campus do Agreste da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751217A4pt_BR
dc.description.abstractxAlthough administrative processes have long been identified and used by Egyptian civilizations since the year 1300 BC, higher education in Brazil, as in most other countries of the world, is quite recent. The aim of this study is to verify the self-assessment done by the final students of the Administration course of the Federal University of Pernambuco - Agreste Academic Center (UFPE-CAA), as well as the skills and abilities acquired during graduation. These skills and abilities are contained in the Pedagogical Project of the Course (PPC) of the Administration course, and serve as guidelines for student training. In this sense, a quantitative, exploratory, descriptive research was applied and had as sample 118 students of the final periods of the course. This study identified the profile of the student graduating from the Administration course, who are mostly women, aged 20 to 24 years, public school students and who consider that they developed the skills and abilities described in the PPC. In considering the skills and abilities proposed in the PPC, respondents said that these are in line with what has been learned during the course. Also, it is observed that concepts such as efficiency, effectiveness, environmental analysis and ethics, are related to the skills and abilities obtained the best means. When the ranking is made, the first four affirmations have a mean of 4.38 and the general average among the fifteen competencies and skills surveyed is 3.88. Thus indicating that what is proposed by the PPC has been fulfilled with effectiveness.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

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