Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38830

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTELLI, Petrônio José de Lima-
dc.contributor.authorSILVA FILHO, Carlos Nobre e-
dc.date.accessioned2020-11-30T19:36:48Z-
dc.date.available2020-11-30T19:36:48Z-
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Carlos Nobre e. Cobertura das equipes de saúde da família e Programa Mais Médicos. 2019. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38830-
dc.description.abstractA dificuldade de contratação e fixação do profissional médico pelos municípios brasileiros, principalmente nas regiões mais carentes economicamente e com maior perfil de vulnerabilidade, sempre foi um importante entrave para a consolidação da Atenção Básica no Brasil. Ao longo dos anos, diversas políticas públicas foram lançadas com o intuito de aumentar a cobertura desse profissional à população. Entre eles, o Programa Mais Médicos, de julho de 2013, conseguiu fazer o provimento de mais de 14 mil médicos em um ano, tornando-se um dos maiores programas de provimento emergencial de médicos do mundo. O objetivo deste trabalho foi compreender a variação da cobertura das Equipes de Saúde da Família após um ano do Programa Mais Médicos, utilizando bancos de dados secundários e análise estatística. Identificaram-se municípios brasileiros por adesão ao programa por porte populacional, IDH e região, bem como a cobertura máxima de ESF. Foi observado um aumento na cobertura de ESF menor que o esperado. Além disso, pôde-se perceber aumento real na cobertura da ESF no Brasil e, mesmo sem o aumento esperado de cobertura em 3.190 municípios, uma oferta mais regular de médicos, com cumprimento real da carga horária e o provimento de médicos na maioria dos municípios prioritários.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPrograma Mais Médicospt_BR
dc.subjectCobertura de serviços públicos de saúdept_BR
dc.titleCobertura das equipes de saúde da família e Programa Mais Médicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGoes, Paulo Savio Angeiras de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2113701642477805pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6257987995944855pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxBrazilian municipalities envisage obstacle for hiring and steadying medical professionals, especially in the most economically needy and vulnerable regions. This problem has always been an important barrier to the consolidation of Primary Care in Brazil. Over the years, several public policy initiatives have been think to increase the coverage of this professional to the population. Among those initiatives, Mais Médicos (“More Physicians”) Program, begun in July 2013, managed the provision of over 14,000 physicians in a period of one year, becoming one of the largest emergency medical supply programs in the world. This research was aimed to understand the variation of coverage of Family Heath Teams after a year of Mais Médicos Program, using secondary databases and statistical analysis. As a result, Brasilian Municipalities were identified by adherence to the program, by populations size, by HDI, by region and by maximum coverage of Family Health Team. Also was made a statistical analysis of these variables. A smaller than expected increase in coverage was observed. But, it could be identified a real growth of Family Health team in Brazil that, even without expected increase in 3.190 cities, may have enable a more regular supply of doctors with real compliance with their workload and supply of doctors in most priority municipalities.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0012675796289882pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carlos Nobre e Silva Filho.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons