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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38828
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LAUTERT, Síntria Labres | - |
dc.contributor.author | CRUZ, Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-30T18:38:50Z | - |
dc.date.available | 2020-11-30T18:38:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-28 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Tatyane Veras de Queiroz Ferreira da. Medidas de tendência central e medidas de dispersão: um estudo acerca dos conceitos estatísticos mobilizados pelos estudantes do Curso de Administração. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38828 | - |
dc.description.abstract | A Estatística permeia todas as áreas do conhecimento humano e o domínio dos conceitos estatísticos permite compreender as informações disponíveis, bem como auxilia o processo de tomada de decisão. Diversos estudos apontam a relevância da estatística durante toda vida, inclusive na formação no Ensino Superior, tornando-a uma ferramenta na atuação profissional. O presente estudo tem por objetivo geral investigar o desempenho e o raciocínio mobilizado pelos estudantes do Curso de Graduação em Administração na resolução de situações que envolvem os conceitos de medidas de tendência central e medidas de dispersão. De forma específica, (i) averiguar se o desempenho dos estudantes nas tarefas propostas nesta pesquisa é influenciado pelas variáveis: atitude frente à Estatística, estudos dos conceitos estatísticos na Educação Básica e resultado na disciplina de Estatística na graduação (aprovação, reprovação ou realização de avaliação final), (ii) examinar se existem diferenças no desempenho e no raciocínio mobilizado pelos estudantes considerando os períodos acadêmicos e os conceitos estatísticos investigados; (iii) verificar o desempenho e o raciocínio mobilizado nas situações que evocam o pensamento reprodutivo e o pensamento produtivo. Participaram dessa investigação 80 estudantes do Curso de Administração de uma Instituição Pública localizada no Sertão Central do estado de Pernambuco. Todos os estudantes foram solicitados, em sessão individual, a responderem a uma Escala de Atitudes em relação à Estatística – EAEc, uma breve entrevista sobre as variáveis em questão e um instrumento, composto por quatro situações que exploravam esses conceitos estatísticos. Os estudantes foram solicitados a explicar, após cada resolução, como resolveram a situação. Os dados foram analisados considerando o desempenho e as justificativas fornecidas na explicação. Observou-se que das variáveis investigadas, apenas o estudo dos conceitos estatísticos antes da graduação interferiu no desempenho dos estudantes. Os dados revelaram que os estudantes se saíram melhor nas situações envolvendo medidas de tendência central, no entanto apresentaram desempenho limitado nas situações envolvendo mediana quando comparados com a média e a moda. Verificou-se, também, que em cada período os estudantes tiveram melhor desempenho em situações associadas aos procedimentos mobilizando o Pensamento Reprodutivo e desempenho pior em situações que necessitavam articulação dos elementos envolvidos no conceito, articulação do Pensamento Produtivo. No que se refere ao raciocínio mobilizado, foram identificados cinco tipos de justificativas, em nível hierárquico, o Tipo 1 relacionada a uma estratégia mais elementar de explicação até o Tipo 5 embasada no conceito requerido e nos aspectos conceituais e procedurais. Os resultados apontam que independente do período acadêmico os estudantes mobilizam raciocínios semelhantes para resolverem situações estatísticas. Esta pesquisa aponta que os conceitos de tendência central parecem melhor consolidados, principalmente quando a situação é semelhante ao contexto escolar com aplicação de procedimentos e fórmulas, mas os conceitos de medidas de dispersão apresentam maiores dificuldades tanto no procedimento como na mobilização conceitual. Esses dados sugerem a necessidade de um olhar diferenciado para o processo de ensino e de aprendizagem desses conceitos, visto que parecem não estarem bem consolidados ao longo da graduação. Ademais, a formação nos cursos superiores precisa contemplar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades estatísticas que auxiliem a vida cotidiana e o fazer profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio | pt_BR |
dc.subject | Estatística | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Medidas de tendência central e medidas de dispersão : um estudo acerca dos conceitos estatísticos mobilizados pelos estudantes do Curso de Administração | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5998978221213718 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1825422952986771 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The statistics permeate all the human areas of knowledge and statistics concepts domain makes possible to understand the available informations, helping the process of making decisions. Numerous studies have shown the importance of statistics throughout life, inclusively at higher education training, that makes of it a tool for professional acting. This study aims to investigate the performance and reasoning deployed by undergraduate students in Business Administration in solving situations involving measures of central tendency and measures of dispersion concepts. In a specific way, (i) examine if the variables (attitude towards statistics, previous statistics concept learned before graduation and, students’ performance in statistics as an academic discipline) interfere with students performance (ii) find out if there are differences in the performance and reasoning deployed by the students considering their period and statistics studied concepts; (iii) check performance and reasoning deployed in situations referring to reproductive and productive thinking. 80 students from a Public Institution located in Sertão Central in the State of Pernambuco participated in the survey. Every student were asked, in individual session, to respond to an Attitude Scale towards Statistics - EAEc, a brief interview about the considered variables and an instrument made up of four situations that explored the statistics concepts. Students were requested to explain, after each resolution, how they solved the situation. The data were analyzed considering the performance and the justifications provided in the explanations. It was observed that only the previous statistics concept learned before graduation, differently from the other points, interfered with the student’s performance. The data revealed that the students did better in situations involving measure of central tendency and that situations involving median had students performing less well compared with mean and mode. It was also found that, in every period, the students performed well in situations associated to procedures (reproductive thinking) and did less well in situations that needed the articulation of the involved elements in concept (productive thinking). In relation to mobilized reasoning, five different types of justifications were found, in hierarchical level, Type 1 related to a more basic strategy of explanation to Type 5 based on the required concept and conceptual and procedural aspects. Results show that regardless of academic period students mobilize similar reasonings to solve statistics situations. This research shows the concepts of measure central tendency seems to be better stablished, specially when the situation is similar to school context demand them to apply procedures and formulas, but the concepts of dispersion measure present greater difficulties both in the procedure and in the conceptual mobilization. These data suggest the need for a different look at the teaching and learning process of these concepts, as they do not seem to be well consolidated during graduation. In addition, training in higher education courses needs to include the development of statistical knowledge and skills that help everyday life and professional development. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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