Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38772
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Anderson de Alencar | - |
dc.contributor.author | GOMES, Renildo Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T19:50:46Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T19:50:46Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Renildo Silva. O ensino de Filosofia na cultura digital: diálogos e interfaces. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38772 | - |
dc.description.abstract | A humanidade está vivenciando um acelerado desenvolvimento das tecnologias digitais. Essa expansão das tecnologias digitais configuram uma nova concepção de sociedade. Na contemporaneidade, vivemos no paradigma de uma sociedade globalizada, onde as relações afetivas e sociais dos indivíduos estão mais constantemente sendo intermediadas pelas tecnologias. Estamos na era da cultura digital. Nesse contexto, a concepção de espaço e cultura está totalmente interligada a ideia de cibernético. Concomitantemente, espaço e cultura são entendidos como ciberespaço e cibercultura. Portanto, a educação deve propiciar momentos de reflexão sobre as novas concepções de sociedade e cultura. Nesse sentido, o Ensino de Filosofia tem papel preponderante na reflexão crítica sobre os benefícios e malefícios desencadeados pelos avanços tecnológicos na sociedade contemporânea, denominada de Sociedade da Informação. Ao mesmo tempo, o Ensino de Filosofia ou qualquer outra disciplina, também poderá fazer uso dessas tecnologias como objetos de mediações pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem, porém, não podemos perder de vista o caráter crítico e reflexivo da Filosofia. Na cultura digital, o Ensino de Filosofia deve se ocupar em problematizar o virtual, sem cair no discurso do senso comum, que é o de transformar as tecnologias digitais em tábuas de salvação ou satanizá-las. Nesse sentido, deve desconfiar das sociedades, das imagens que criam simulacros. Portanto, partimos da compreensão de que o Ensino de Filosofia deve consistir na reflexão crítica e (re)criação de conceitos. Nesse sentido, temos como desafio nesse trabalho problematizar o uso das tecnologias digitais virtuais, tanto nos processos de ensino e aprendizagem quanto no contexto vital das subjetividades envoltas na dinamicidade da vida quotidiana. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sociedade da informação | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.title | O ensino de Filosofia na cultura digital : diálogos e interfaces | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7954150014753957 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3996757440963288 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Filosofia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The humanity is living an accelerated development of digital technologies. This has shaped a new conception of society. In contemporary times, we live in a globalized society paradigm, where the affective and individual social relations are more constantly being intermediated by technologies. We are in the digital culture era. In this context, the conception of space and culture is totally interconnected with the cybernetic idea. Simultaneously, space and culture are understood as cyberspace and cyberculture. So, education should provide reflecting moments upon the new concepts of society and culture. In that sense, Philosophy Teaching plays a preponderant role upon reflection criticism about benefits and hazards triggered by technological advances in contemporary society, called Information Society. Concurrently, the Teaching of Philosophy or of any other subject may also make use of these technologies as pedagogical objects for teaching and learning in other processes, we can also make use of these technologies as objects of pedagogical mediation in teaching and learning processes, but we must not lose sight of the critical and reflective character of Philosophy. In digital culture, the Teaching of Philosophy must be concerned with problematize what is virtual, without falling into the common sense discourse, which is transform digital technologies into planks of salvation or make them evil. It must be wary of societies, and images that create simulacrums. Therefore, we start from the understanding that the Teaching of Philosophy must consist of critical reflection and recreation of concepts. So, we have as a challenge on this work to problematize the use of virtual digital technologies, both in teaching and learning processes and in the vital context of subjectivities involved in the dynamics of daily life. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Renildo Silva Gomes.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons