Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38771
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Marta Margarida de Andrade | - |
dc.contributor.author | ARAGÃO, Felipe Pedro Leite de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T19:47:29Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T19:47:29Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-14 | - |
dc.identifier.citation | ARAGÃO, Felipe Pedro Leite de. O ensino de História no contexto da educação do campo: experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38771 | - |
dc.description.abstract | A presente Dissertação é fruto de inquietações quanto aos limites e às possibilidades do ensino de História no âmbito da educação do campo, nos anos finais do ensino fundamental. A centralidade do trabalho objetiva a utilização das especificidades e dos saberes do campo no espaço escolar, notadamente no ensino de História, possibilitando uma prática pedagógica que dialogue com aspectos sociais, econômicos e as relações com o conhecimento. Buscamos compreender o marco legal que norteia a educação do campo no Brasil, subsidiando as discussões ao longo da pesquisa. No desvelamento das especificidades do campo, utilizamos a técnica de grupo focal como metodologia de pesquisa, junto aos estudantes do campo, em escolas do semiárido pernambucano. Percebidas tais especificidades, o trato metodológico indicou o caminho ao produto didático, este sendo pensado a partir do cotidiano dos estudantes do campo, sendo a cotidianidade problematizada e problematizadora de questões relativas às práticas docentes nas aulas de História, ao currículo e especialmente à BNCC e à formação de professores. O produto didático usa como suporte fotografias produzidas pelos estudantes em resposta às questões provocadoras de pesquisas no seu âmbito social, sendo base de debates no ambiente escolar, de forma a que provoquem nos estudantes e na comunidade escolar novos olhares sobre a realidade, os conteúdos e a própria escola, numa perspectiva de superação de possíveis demandas e construção de um conhecimento histórico significativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.title | O ensino de História no contexto da educação do campo : experiências, saberes e fazeres das populações do campo no espaço escolar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1218277279690728 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1258785825294835 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Dissertation is the result of concerns about the limits and possibilities of teaching History in the field of rural education, in the final years of elementary school. The centrality of the work aims to use the specificities and knowledge of the field in the school space, notably in the teaching of History, enabling a pedagogical practice that dialogues with social, economic aspects and the relations with knowledge. We seek to understand the legal framework that guides rural education in Brazil, which subsidizes the discussions throughout the research. In unveiling the specificities of the field, we used the focus group technique as a research methodology with students in the field, in schools in the semiarid region of Pernambuco. Perceived such specificities, the methodological approach indicated the path to the didactic product, this being thought from the daily life of students in the field, this daily being problematized and problematizing of issues related to teaching practices in History classes, to the curriculum and especially to the BNCC and teacher’s training. The didactic product uses photographs produced by the students in response to the provocative questions of research in their social sphere, being the basis of debates in the school environment, in order to provoke in the students and the school community new perspectives on the reality, the contents and the school itself, in a perspective of overcoming possible demands and building significant historical knowledge. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Felipe Pedro Leite de Aragão.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons