Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38770

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAIVA, Laura Mesquita-
dc.contributor.authorSANTOS, Álison Bruno da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-25T19:41:46Z-
dc.date.available2020-11-25T19:41:46Z-
dc.date.issued2020-02-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Álison Bruno da Silva. Multimediação inclusiva como objeto de aprendizagem para conservação do Rio Ipojuca. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38770-
dc.description.abstractNovas práticas pedagógicas que utilizam a tecnologia como instrumento mediador na aquisição do conhecimento estão sendo cada vez mais empregadas pelos educadores. O uso de vídeos estimula um processo de mudança na postura tanto do educador quanto do educando. O educador deve implementar o uso de novas tecnologias em sua prática pedagógica em sala de aula, contemplando os interesses do educando. Desta forma, esta pesquisa objetivou analisar a influência do uso de cinco vídeos, com recurso de acessibilidade, como uma ferramenta facilitadora de aprendizagem e a mudança comportamental dos educandos em relação a conservação do rio Ipojuca. Ainda, esses vídeos foram disponibilizados em um canal no Youtube, bem como links com atividades relacionada ao produto audiovisual. O aporte teórico foi respaldado na abordagem vigotskyana, mais especificamente no que confere ao sociointeracionismo. Esta pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, foi realizada com educandos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Elisete Lopes de Lima Pires, do município de Caruaru, região agreste de Pernambuco. Para a validação dessa ferramenta midiática e como ela contribuiu no processo de ensino e aprendizagem, um questionário foi aplicado junto aos participantes. O uso dos vídeos em aulas contribuiu de maneira efetiva, proporcionando a discussão entre educadores e educandos, criando uma postura de criticidade no que confere a educação ambiental e promovendo a inclusão do educando com limitações auditivas. Ao término desta pesquisa, espera-se ter acrescentado um novo conhecimento a Educação Ambiental, bem como aos estudos que abordem preservação e manutenção do rio Ipojuca.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleMultimediação inclusiva como objeto de aprendizagem para conservação do Rio Ipojucapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8488204564746958pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2926924953235520pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxNew pedagogical practices that use technology as a mediating tool in the acquisition of knowledge are being increasingly used by educators. The use of videos stimulates a process of change in the attitude of both the educator and the student. The educator must implement the use of new technologies in his pedagogical practice in the classroom, considering the interests of the student. Thus, this research aimed at analyzing the influence of the use of five videos, with accessibility resource, as a tool that facilitates learning and the behavioral change of students in relation to the conservation of the Ipojuca River. In addition, these videos were made available on a YouTube channel, as well as links to activities related to the audiovisual product. The theoretical contribution was supported by the Vygotskyan approach, more specifically with regard to sociointeractionism. This field research, with a qualitative approach, was carried out with students from the 3rd year of high school at the State School Teacher Elisete Lopes de Lima Pires in Caruaru/Pernambuco. For the validation of this media tool and how it contributed to the teaching and learning process, a questionnaire was applied to the participants. The use of videos in classes contributed effectively, providing a discussion between educators and students, creating a critical attitude in what gives environmental education and promoting the inclusion of students with hearing limitations. At the end of this research, it is expected to have added new knowledge to Environmental Education, as well as to studies that address the preservation and maintenance of the Ipojuca River.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Álison Bruno da Silva Santos.pdf1,42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons