Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38750
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Kátia Calligaris | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Manoel Felix Pessoa dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T19:08:05Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T19:08:05Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Manoel Felix Pessoa dos. Metodologias ativas no Ensino de Física: desenho de uma estratégia para o ensino de Magnetismo. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38750 | - |
dc.description | SANTOS, Manoel Felix Pessoa dos, também é conhecido em citações bibliográficas por: PESSOA, Manoel Felix | pt_BR |
dc.description.abstract | Nas últimas décadas, metodologias foram desenvolvidas primando pela autonomia do discente na construção do conhecimento. Estas, denominadas de metodologias ativas, proporcionaram resultados significativos relacionados ao engajamento e a aprendizagem. Baseamos o presente trabalho em três destas metodologias: Ensino sob Medida (EsM), Sala de Aula Invertida (SAI) e Instrução por Colegas (IpC). Norteamos nossa metodologia para construção de aulas que possibilitassem situações de ensino-aprendizagem potencialmente significativas como coloca Ausubel. Analisamos alguns dos principais problemas enfrentados pelo Ensino de Física: a falta ou inexistência de experimentação, inserção de novas tecnologias, de História e Filosofia da Ciência (HFC), de conexão com o cotidiano dos discentes e as dificuldades com a linguagem matemática. A partir disso, construímos um plano de aula sobre Magnetismo. Nessa aula, o discente passa por um estímulo, tendo contato inicial com o conteúdo de forma aplicada, em seguida acessa os conceitos de forma estruturada e em outro horário responde ao Questionário Conceitual (QC). Através das respostas, baseamos as situações de ensino e de aprendizagem. Estas aulas foram construídas inserindo os pontos que nossas análises mostraram necessárias. Por fim trabalhamos a resolução de situações problema. Selecionamos três turmas de uma Escola Técnica Estadual das quais sorteamos uma delas para aplicar a metodologia ativa (Turma Experimental) e nas outras duas mantivemos uma metodologia predominantemente expositiva (Turmas Controle). Observamos que, ao serem submetidas aos mesmos exames, a Turma Experimental (TURMA U) teve um aproveitamento cerca de 150% superior em relação ao teste aplicado na primeira unidade, enquanto que nas Turmas Controle esse aproveitamento é de cerca de 10%, positivo para a Turma A e negativo para a Turma L. Desta forma, a metodologia ativa em cinco passos mostrou ser um caminho possível para melhorar o aproveitamento dos estudantes no estudo do Magnetismo. Esperamos aprofundar e aprimorar a metodologia com o auxílio de outros docentes e da inserção de outras ferramentas didáticas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física - Ensino – Metodologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Magnetismo - Método de estudo | pt_BR |
dc.subject | Professores – Formação | pt_BR |
dc.title | Metodologias ativas no Ensino de Física : desenho de uma estratégia para o ensino de Magnetismo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1459631464734225 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1602311954880488 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the last decades, methodologies have been developed focusing on student autonomy in the construction of knowledge. These, called active methodologies, provided significant results related to engagement and learning. We base the present work on three of these methodologies: Tailored Teaching (EsM), Inverted Classroom (SAI) and Instruction by Colleagues (IpC). We guide our methodology for building classes that would enable potentially significant teaching-learning situations, as Ausubel puts it. We analyzed some of the main problems faced by Physics Teaching: the lack or inexistence of experimentation, insertion of new technologies, History and Philosophy of Science (HFC), connection with the students' daily lives and difficulties with the mathematical language. From that, we built a lesson plan on Magnetism. In this class, the student goes through a stimulus, having initial contact with the content in an applied way, then accesses the concepts in a structured way and at another time responds to the Conceptual Questionnaire (QC). Through the answers, we base the teaching and learning situations. These classes were built by inserting the points that our analyzes showed necessary. Finally, we work to solve problem situations. We selected three classes from a State Technical School from which we selected one to apply the active methodology (Experimental Class) and in the other two we maintained a predominantly expository methodology (Control Classes). We observed that, when subjected to the same exams, the Experimental Class (TURMA U) had a performance about 150% higher than the test applied in the first unit, while in Control Classes this use is about 10%, positive for Class A and negative for Class L. Thus, the active methodology in five steps proved to be a possible way to improve the students' use in the study of Magnetism. We hope to deepen and improve the methodology with the help of other teachers and the insertion of other teaching tools. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Manoel Felix Pessoa dos Santos.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons