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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorMELO, José Danilo Bezerra de-
dc.date.accessioned2020-11-20T20:19:54Z-
dc.date.available2020-11-20T20:19:54Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.date.submitted2020-11-20-
dc.identifier.citationMELO, José Danilo Bezerra de. Sucessão familiar : investigando uma empresa familiar em vias de sucessão em Gravatá - PE. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38739-
dc.description.abstractDespontando como as principais geradoras de empregos, e sendo responsáveis por 40% do PIB (produto interno bruto) brasileiro, as empresas familiares representam uma estrutura organizacional que vem sendo estudada devido sua importância econômica no âmbito empresarial do Brasil. No entanto, elas são vistas como empresas com problemas particulares, tais como a sucessão, sendo este o ponto decisivo para sua perenidade. Contudo, apesar de sua relevância, muitas vezes vem a ser negligenciado ou colocado em plano secundário pela maioria dos empresários. Nesse sentido, o objetivo geral desse trabalho consiste em analisar como se dá o processo de sucessão na empresa familiar. A coleta de dados se deu de forma primária, através de entrevista semiestruturada aplicada diretamente com o proprietário, caracterizando uma análise de dados qualitativos. Como resultado, identificamos que o tipo de empresa familiar é o tradicional, o tipo de sucessão como sendo familiar, e a fase da estrutura empresarial como sendo proprietário controlador, e que conforme os planos do gestor se seguirá a uma sociedade entre irmãos após a sucessão. Constatamos também que o principal problema é a falta de planejamento para a sucessão e a preparação do sucessor. Sugere-se que entidades de apoio como a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Universidades, Associações e demais detentoras de conhecimento ofereçam capacitações e assessorias aos empresários para sucessão, alertando-lhes para sua importância, e sua necessidade de preparação, aumentando as chances de sucesso em sua transição para novas gerações assumirem a gestão.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpresas familiares - Sucessão - Gravatá (PE)pt_BR
dc.subjectAdministração de conflitospt_BR
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.titleSucessão familiar : investigando uma empresa familiar em vias de sucessão em Gravatá - PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230972T8pt_BR
dc.description.abstractxAs the main generators of jobs, accounting for 40% of the Brazilian gross domestic product (GDP), family companies represent an organizational structure that has been studied due to its economic importance in Brazil. However, they are seen as companies with particular problems, such as succession, and this is the decisive point for their perennialness. However, despite its relevance, it often comes to be neglected or placed on a secondary level by most business owners. In this sense, the general objective of this work is to analyze how the succession process takes place in the family business. The data collection was done in a primary form, through a semistructured interview applied directly with the owner, characterizing an analysis of qualitative data. As a result, we identify that the type of family business is the traditional one, the type of succession as being familiar, and the phase of the business structure as controlling owner, and that according to the plans of the manager will follow a partnership between siblings after succession. We also note that the main problem is the lack of planning for succession and successor preparation. It is suggested that support entities such as the CDL (Chamber of Warehouse Managers), Universities, Associations and other knowledge holders offer training and advisory services to entrepreneurs for succession, alerting them to their importance, and their need for preparation, increasing the chances of success in their transition to new generations take over management.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

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