Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38731

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAUTERT, Síntria Labres-
dc.contributor.authorARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite-
dc.date.accessioned2020-11-20T14:07:56Z-
dc.date.available2020-11-20T14:07:56Z-
dc.date.issued2020-05-07-
dc.identifier.citationARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite. Educação financeira de estudantes do ensino fundamental II: o que sabem sobre lucro?. 2020. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38731-
dc.descriptionARAGÃO, Anna Barbara Barros Leite, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEITE, Anna Barbara Barrospt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo geral analisar qual é a compreensão de conceitos econômicos, e, em especial sobre a noção de Lucro, por estudantes dos anos finais do ensino fundamental considerando o acesso a aulas formais de Educação Financeira Escolar. Toma-se por base teórica os pressupostos piagetianos e neopiagetianos (PIAGET; GRÉCO,1974; VERGNAUD,1983) para compreender a formação de conceitos, buscando articular com os estudos realizados sobre conhecimento econômico infantil (DELVAL,1991;2002; DENEGRI, 2010). Participaram dos estudos 150 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 a 14 anos, matriculados nos 6º,7º e 8º anos de duas escolas privadas da cidade do Recife, os quais foram alocados em dois grupos, cada um com 75 participantes a partir do acesso a aulas formais de EFE (G1: com aula de EFE e G2: sem aula de EFE). Os estudantes realizaram duas atividades, a primeira delas objetivou identificar os níveis de alfabetização econômica dos participantes, e foi realizada a aplicação de dois instrumentos: (i) a Prova de Raciocínio Verbal (PRIMI; ALMEIDA, 2000) e (ii) Teste de Alfabetização Econômica para crianças-TAE-n, (DENEGRI,2007). A segunda atividade objetivou analisar a compreensão do conceito de lucro entre os grupos de estudantes considerando o acesso às aulas de EFE, para tanto foi construída uma entrevista semiestruturada, apoiada em estudos anteriores sobre o lucro (JAHODA,1983; DELVAL, 2002; STOLTZ,2014). Para a análise da primeira atividade utilizou-se a classificação do Modelo de Psicogênese do Pensamento Econômico Infantil (DENEGRI,2007). A atividade de entrevista foi analisada à luz da proposta de concepção de Lucro apresentada por Delval (2002). Por fim realizou-se uma análise com o cruzamento dos dados das duas atividades articulando as duas perspectivas metodológicas. Em síntese, os resultados obtidos neste estudo apontam que a amostra selecionada apresentou uma boa compreensão de conteúdos econômicos gerais e as diferenças encontradas estiveram relacionadas ao nível de desenvolvimento cognitivo dos participantes. Observou-se a existência de esquemas específicos mobilizados no processo de conceptualização do Lucro relacionados tanto ao nível de desenvolvimento cognitivo dos indivíduos quanto às influencias dos contextos sociais, especialmente da escola e da família. Sobre o ensino de Educação Financeira no ambiente escolar, o presente estudo indica a existência de possíveis influencias dos materiais utilizados na formação dos conceitos pertencentes a esse campo conceitual. Entretanto, por se tratar de uma pesquisa diagnóstica e exploratória os resultados obtidos permitem fornecer informações preliminares sobre essas questões, e surgem como pontapé inicial para a realização de pesquisas futuras que se proponham a investigar o desenvolvimento de conhecimentos econômicos de crianças e adolescentes a partir do uso desses materiais didáticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEstudantes do Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectLucropt_BR
dc.titleEducação financeira de estudantes do ensino fundamental II : o que sabem sobre lucro?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3586108128983277pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1825422952986771pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThis study has as general objective to understand what is the understanding of economic concepts, and, especially on the notion of Profit, by students of the final years of elementary school considering the access to formal classes of School Financial Education. The Piagetian and Neopiagetian assumptions (PIAGET; GRÉCO, 1974; VERGNAUD, 1983) are taken as a theoretical basis to understand the formation of concepts, seeking to articulate with the studies carried out on children's economic knowledge (DELVAL, 1991; 2002; DENEGRI, 2010) . 150 students participated in the studies, of both sexes, aged 11 to 14 years, enrolled in the 6th, 7th and 8th years of two private schools in the city of Recife, which were allocated in two groups, each with 75 participants a from access to formal EFE classes (G1: with EFE class and G2: without EFE class). Students performed two activities, the first of which aimed to identify the levels of economic literacy of the participants, and the application of two instruments was carried out: (i) the Verbal Reasoning Test (PRIMI; ALMEIDA, 2000) and (ii) Literacy Test Economic for children-TAE-n, (DENEGRI, 2007). The second activity aimed to analyze the understanding of the concept of profit among groups of students considering access to EFE classes, for this purpose a semi-structured interview was built, supported by previous studies on profit (JAHODA, 1983; DELVAL, 2002; STOLTZ, 2014). For the analysis of the first activity, the classification of the Child Economic Thought Psychogenesis Model was used (DENEGRI, 2007). The interview activity was analyzed in the light of the proposal for the conception of Profit presented by Delval (2002). Finally, an analysis was carried out with the crossing of data from the two activities, articulating the two methodological perspectives. In summary, the results obtained in this study show that the selected sample had a good understanding of general economic content and the differences found were related to the participants' level of cognitive development. It was observed the existence of specific schemes mobilized in the process of conceptualizing Profit related both to the level of cognitive development of individuals and to the influences of social contexts, especially the school and the family. About the teaching of Financial Education in the school environment, the present study indicates the existence of possible influences of the materials used in the formation of the concepts belonging to this conceptual field. However, since it is a diagnostic and exploratory research, the results obtained allow us to provide preliminary information on these issues, and appear as a starting point for future research that intends to investigate the development of economic knowledge of children and adolescents from the use of these teaching materials.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Anna Barbara Barros Leite Aragão.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons