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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38723
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | JUCÁ, José Fernando Thomé | - |
dc.contributor.author | PIMENTEL, Cristine Helena Limeira | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T12:58:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-20T12:58:00Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-31 | - |
dc.identifier.citation | PIMENTEL, Cristine Helena Limeira. A gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de João Pessoa/PB - à luz das rotas tecnológicas. 2017. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38723 | - |
dc.description.abstract | O modelo de gestão dos resíduos sólidos municipais é a base de qualquer planejamento de percursos de coletas, tratamentos e disposição final ambientalmente adequada. Os estudos prévios incluem as quantidades e composição dos resíduos coletados, as rotas tecnológicas também favorece o conhecimento do fluxo dos resíduos e seus custos. Essas informações permitem uma melhor análise das possibilidades de aplicação de novas tecnologias ou formas de gerir os resíduos de determinada localidade. A presente pesquisa tem como objetivo analisar as rotas tecnológicas dos resíduos sólidos urbanos – domiciliares, comerciais e públicos – no município de João Pessoa. O estudo foi desenvolvido a partir de um aprofundamento acerca da gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do município, do levantamento da massa coletada de resíduos, da quantificação gravimétrica dos mesmos, roteirização do percurso da coleta indiferenciada e da estruturação da rota tecnológica existente. Por meio da metodologia empregada, que consistiu de levantamentos bibliográficos e documentais do órgão que gerencia os resíduos em João Pessoa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (EMLUR), entrevistas e análise sistemática do fluxo dos resíduos, pôde-se verificar, após discussões e análises que houve um aumento de 23% da geração per capita do município em 13 anos. Os levantamentos indicaram que a coleta seletiva cobre 20,56% da área do município e atinge 20,12% da população. Em uma série histórica de 10 anos observou-se que o aproveitamento dos recicláveis nos Núcleos e no Galpão de Triagem do Aterro variou de 40% a 60%. Do total de resíduos coletados pela coleta convencional (indiferenciada) 1,32% é comercializado pelo sistema de coleta seletiva. Através dos estudos dos custos das rotas, a pesquisa concluiu que as rotas que envolvem a coleta seletiva chegam a custar mais que o dobro da coleta convencional, isso é uma das justificativas para o pouco investimento no setor. Diante dos resultados, buscou-se fazer proposituras de rotas tecnológicas que pudessem ser, posteriormente, avaliadas e aproveitadas para a otimização dos fluxos dos resíduos e dos custos, além do cumprimento ao estabelecido pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos - PNRS e Política Municipal dos Resíduos Sólidos, de maneira a permitir o equilíbrio e a responsabilidade também por parte da população na gestão dos resíduos. Além disso foram apresentadas rotas que consideraram a possibilidade de incremento de tratamento biológico à massa orgânica, que também pode ser associada a parte inorgânica por meio de um tratamento mecânico-biológico, além de opções com aproveitamento energético dos resíduos e do biogás do aterro sanitário. Após esses estudos com rotas tecnológicas, pode-se concluir que a gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de João Pessoa/PB possuem rotas tecnológicas que permitem o envio de uma mínima quantidade de resíduos para reciclagem, apenas 0,48% dos resíduos gerados. A rota que promove o tratamento físico dos resíduos tem um custo final de R$ 39.135,11 enquanto que a rota sem tratamento tem um custo de R$ 3.149.753,19, o que sugere que o modelo de gestão do município reveja seus processos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Gestão | pt_BR |
dc.subject | Rotas tecnológicas | pt_BR |
dc.title | A gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de João Pessoa/PB - à luz das rotas tecnológicas de tratamento | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | NÓBREGA, Claudia Coutinho | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5138342296667565 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4911355639660442 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The municipal solid waste management model is the basis of any planning of collection paths, treatments and environmentally adequate final disposal. Previous studies include the quantities and composition of the waste collected, the technological routes also favors the knowledge of the waste stream and its costs. This information will allow a better analysis of the possibilities of applying new technologies or ways of managing waste in a particular place. This research aims to analyze the technological routes of solid urban waste-household - commercial and public – in the city of João Pessoa. The study was developed from a survey about the management of municipal solid waste (MSW), the weighing of the waste collected, the gravimetric analysis of this waste, a routing of the undifferentiated collection path and from structuring of the existing technological route. By means of the methodology used, which consisted of bibliographic and documentary surveys of the agency that manages waste in João Pessoa, the Municipal Urban Cleaning Special Authority (EMLUR), and by interviews and systematic analysis of the waste stream, it was observed after discussions and analysis that there was an 23% increase of waste generation per capita in the city in 13 years. The surveys indicated that the selective collection covers 20.56% of the area of the municipality and reaches 20.12% of the population. In a historical series of 10 years it was observed that the use of the recyclable in the Nuclei and in the Landfill Screening Warehouse ranged from 40% to 60%. Of the total waste collected by the conventional collection (undifferentiated), 1.32% is marketed by the selective collection system. Through the study of the routes costs, the research concluded that the routes that involve the selective collection come to cost more than double of the conventional collection, this is one of the justifications for the small investment in the area. In view of the results, it was sought to make proposals for technological routes that could later be evaluated and used to optimize waste streams and costs, in addition to compliance with the National and Municipal Solid Waste Policies, to allow the balance and the responsibility from population in the management of the waste. In addition, routes that considered the possibility of increasing biological treatment to the organic mass, which can also be associated with the inorganic part through a mechanical-biological treatment, as well as options with energy recovery etic use of the residues and biogas of the sanitary landfill were presented. After these studies with technological routes, it can be concluded that the municipal solid waste of João Pessoa / PB has technological routes that allow the sending of a minimum amount of waste for recycling, only 0.48% of the waste generated. The route that promotes the physical treatment of waste has a final cost of R$ 39.135.11, while the route without treatment has a cost of R$ 3.149.753.19, which suggests that the management model of the municipality review its processes. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8208309251703934 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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