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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38712

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARMO, Erinaldo Ferreira do-
dc.contributor.authorSILVA, Thiago Leite Amaro da-
dc.date.accessioned2020-11-19T21:07:55Z-
dc.date.available2020-11-19T21:07:55Z-
dc.date.issued2020-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, Thiago Leite Amaro da. Os livros são para usar: avaliação sobre uso e acesso no serviço de referência de biblioteca : subsídio à gestão. 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38712-
dc.description.abstractOs serviços de biblioteca atendem às necessidades reais dos usuários? Esta é a questão central deste estudo. Este trabalho pretende investigar a percepção e satisfação dos usuários a fim de testar as seguintes hipóteses: 1) os serviços oferecidos pela biblioteca podem ser melhorados se identificadas primeiramente as necessidades destes; 2) o Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPE poderá adequar atividades de gestão e planejamento se compreender a qualidade dos serviços oferecidos em seus campuses, tendo como lócus desta pesquisa a biblioteca Joseph Mesel do Campus Recife – IFPE. A pesquisa é de cunho exploratório e descritivo e deu-se por meio de questionário fechado tendo como público-alvo os usuários regulares desta biblioteca. Após a tabulação dos dados, a pesquisa apresenta gráficos que colaboram assim, na visualização das respostas da análise desta pesquisa. Investiga aspectos referentes ao uso do acervo e da biblioteca, bem como dos serviços nela prestados. A partir desta percepção, é possível compreender a satisfação dos usuários e o que pode se adequar quanto as atividades e serviços da biblioteca, aprimorando os já oferecidos. O referencial teórico traz conceitos da Biblioteconomia no âmbito da Ciência da Informação e de Políticas Públicas que se encontra na seara da Ciência Política. A relevância desta pesquisa foca no estudo de usuário e contribui não apenas para a gestão da coordenação de biblioteca, mas também para a gestão do SIBI – IFPE ampliar a visão de atendimento ao usuário e as boas práticas do serviço de referência; como também demonstrar o nível de uso do setor biblioteca em prol do acesso deste equipamento público para leitura e aprendizado, visando melhorias contínuas. Foi percebido assim, que ainda há aspectos de atendimento e infraestrutura que precisam ser considerados como prioridade para alcançar um melhor desempenho nos procedimentos desenvolvidos para com os usuários, e que a biblioteca por sua vez, assegurar o apreço contínuo das gestões.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectBibliotecaspt_BR
dc.subjectBibliotecas – Estudo de usuáriospt_BR
dc.subjectBibliotecas – Serviço de referênciapt_BR
dc.titleOs livros são para usar : avaliação sobre uso e acesso no serviço de referência de biblioteca : subsídio à gestãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3135215276200757pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8558188425516554pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxDo the library services meet the real needs of users? This is the central issue of this work. This paper aims to investigate the perception and satisfaction of the users in order to test both hypotheses: 1) the services offered by the library can be improved if their needs are first identified; 2) the Federal Institute of Pernambuco (IFPE) Integrated Library System (SIBIIFPE) will be able to adapt management and planning activities if it understands the quality of the services offered in its campuses, having the Joseph Mesel library of campus Recife - IFPE as the focus of this research. The research is exploratory and descriptive and it was carried out through a closed questionnaire with the target audience of regular users of this library. After data tabulation, the research presents graphs that collaborate in the visualization of the analysis responses of this research. It investigates aspects related to the use of the collection and the library, as well as the services provided there. From this perception, it is possible to understand the satisfaction of the users and what can be adjusted regarding the activities and services of the library, improving those already offered. The theoretical framework brings concepts from Librarianship in the scope of Information Science and Public Policies that are in the field of Political Science. The relevance of this research focuses on the study of the user and contributes not only to the management of the library coordination but also to the management of the SIBI - IFPE to expand the vision of service to the user and the good practices of the reference service; as well as demonstrating the level of use of the library sector in favor of accessing this public equipment for reading and learning, aiming at continuous improvements. It was thus realized that there are still aspects of service and infrastructure that need to be considered a priority to achieve better performance in the procedures developed for the users and that the library, in turn, ensures the continuous appreciation of management.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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