Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38709

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA FERNANDEZ, Elaine Magalhães-
dc.contributor.authorBORGES, Stella Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-11-19T20:51:54Z-
dc.date.available2020-11-19T20:51:54Z-
dc.date.issued2020-06-15-
dc.identifier.citationBORGES, Stella Ribeiro. Concepções sobre papéis e práticas de psicólogos peritos e assistentes técnicos no poder judiciário da Comarca de Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38709-
dc.description.abstractAo atuar no poder judiciário, o psicólogo pode ocupar a função de psicólogo perito, profissional que assessora o juiz na sua decisão com o seu conhecimento técnico, e a de assistente técnico, especialista contratado pelas partes a fim de assessorá-las e analisar o trabalho do perito. O objetivo geral deste estudo1 consiste em compreender as concepções sobre papéis e práticas de psicólogos peritos e assistentes técnicos no Poder Judiciário da comarca de Recife. Os participantes foram cinco psicólogas peritas do TJPE e cinco psicólogas assistentes técnicas da comarca de Recife. Para obtenção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, as quais foram gravadas e transcritas. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo de Bardin. Ao término da análise, emergiram quatro categorias: o papel dos profissionais envolvidos no processo; prática profissional das psicólogas peritas; prática profissional das assistentes técnicas; e aspectos da relação entre psicólogo perito e assistente técnico. Os resultados indicaram divergências quanto à definição do cliente do psicólogo perito, à função do assistente técnico, ao tipo de relacionamento das participantes com os juízes e advogados e ao lugar do parecerista. No que diz respeito às práticas profissionais, percebeu-se que: a formação acadêmica para o desempenho de suas funções não foi considerada adequada para a maioria das participantes; a metodologia de trabalho relatada predominantemente coincidiu com o que é proposto na literatura; foram relatadas importantes dificuldades no exercício dos seus trabalhos; e foram mencionados muitos cuidados éticos para a execução destas funções. Sobre a relação entre ambos, observou-se que essa pode variar entre as profissionais, podendo ser considerada colaborativa, cordial, distante, tensa ou até conflituosa. Também se percebeu discordâncias de opiniões quanto à presença do assistente técnico na perícia, a diferenças entre as abordagens teóricas e à percepção do impacto de seus documentos na sentença judicial. Desse modo, essa pesquisa revelou diversos aspectos do trabalho desses profissionais e do relacionamento entre ambos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicólogospt_BR
dc.subjectPeritospt_BR
dc.subjectPoder judiciáriopt_BR
dc.titleConcepções sobre papéis e práticas de psicólogos peritos e assistentes técnicos no poder judiciário da Comarca de Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4985778416216512pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8911436831831545pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxWhen acting in the judiciary, the psychologist can occupy the role of forensic evaluator, a professional who assists the judge in his decision with his technical knowledge, and that of forensic psychology consultant, a specialist hired by the parties to assist them and analyze the work of the evaluator. The goal of this study2 is to understand the concepts of roles and practices of forensic evaluators and forensic psychology consultants in the Judiciary Branch of judicial district of Recife. The participants were five forensic evaluators from TJPE and five forensic psychology consultants of judicial district of Recife. To obtain the data, individual semi-structured interviews were conducted, which were recorded and transcribed. Data analysis was based on Bardin's content analysis. At the end of the analysis, four categories emerged: the role of the professionals involved in the lawsuit; professional practice of forensic evaluators; professional practice of forensic psychology consultants; and aspects of the relationship between forensic evaluator and forensic psychology consultant. The results indicated divergences regarding the designation of the forensic evaluator’s client, the role of the forensic psychology consultant, the relationship between the participants with the judges and lawyers and the role of the clinical evaluator. Regarding professional practices, it was noticed that: the academic background of the participants was not considered adequate for the performance of their duties; the work methodology reported predominantly coincided with what is proposed in the literature; considerable difficulties were reported in the exercise of their work; and many ethical precautions were mentioned for the performance of these functions. Regarding the relationship between them, it was observed that it may vary between professionals, and may be considered collaborative, cordial, distant, tense or even conflicting. There were also discrepancies in opinions regarding the presence of the forensic psychology consultant in the forensic evaluation, and differences between the theoretical approaches and the perception of the impact of their documents on the judgment. Thus, this research revealed several aspects of the work of these professionals and the relationship between them.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Stella Ribeiro Borges.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons