Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706
Comparte esta pagina
Título : | Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE |
Autor : | TAVARES, Phagner Ramos |
Palabras clave : | Psicologia; Surdez; Surdos; Professores; Educação especial |
Fecha de publicación : | 28-feb-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | TAVARES, Phagner Ramos. Os significados sobre a surdez para professoras de Venturosa - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | Esta dissertação de mestrado parte do postulado de uma oposição entre a perspectiva sócio-antropológica, que reconhece os surdos como pertencentes a uma minoria sócio-linguística, e a perspectiva clínico-terapêutica, que opõe a audição, natural e obrigatória, à surdez, considerada uma doença/deficiência. Neste contexto, os professores seriam atores ativos que viriam concretizar esta disputa no processo da educação inclusiva. Tendo como referência os Estudos Surdos e a perspectiva socio-antropológica, o autor busca analisar os significados da Surdez elaboradas por professoras da educação infantil e especial do município de Venturosa, situado no Agreste pernambucano. O desenho da pesquisa é misto, constituído de um questionário de perguntas abertas e fechadas, respondido por 49 professoras e de entrevistas semi-estruturadas com cinco professoras sobre as teias de significação que justificam a tendência dos discursos e aproximam-se dos conceitos e de suas formas de compreender a surdez. O questionário foi analisado a partir de sua frequência complementado com as análises dialógicas do discurso dos itens abertos e das entrevistas. Os resultados obtidos sinalizam para uma realidade profissional efêmera, provisória, de maioria feminina e de cor parda, com curso superior concluído ou em andamento. As análises e discussões apontam para uma distância entre as professoras e o conceito sócio-antropológico da surdez, com uma dificuldade de nominação e uma oscilação conceitual: a surdo-mudez, a deficiência auditiva e a surdez, convivem e desencontram-se em Venturosa. Nota-se também que, apesar da sensibilidade para a inclusão, configura-se uma educação voltada para a normalização e para o cuidado em referência à perspectiva clínico-terapêutica. Venturosa tem construído uma educação inclusiva a partir do cuidado e da socialização, demarcando uma distância da discussão desenvolvimental e pedagógica, o que terá repercussões não apenas sobre a surdez, mas para todos os estudantes. Conclui-se, portanto, a necessidade de expandir os ecos dos discursos contra-hegemônicos da perspectiva sócio-antropológica, para que ao questionar a realidade, consigamos trazer novas práticas inclusivas. |
Descripción : | TAVARES, Phagner Ramos, também é conhecido em citações bibliográficas por: RAMOS, Phagner |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38706 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Phagner Ramos Tavares.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons