Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38683

Compartilhe esta página

Título: Administração de parques urbanos em função de lazer e sustentabilidade: estudo de casos múltiplos no munícipio de Caruaru (PE).
Autor(es): GALDINO, Hozana Conceição
Palavras-chave: Parques urbanos - Caruaru (PE); Lazer; Desenvolvimento sustentável; Política pública
Data do documento: 6-Fev-2017
Citação: GALDINO, Hozana Conceição. Administração de parques urbanos em função de lazer e sustentabilidade: estudo de casos múltiplos no munícipio de Caruaru (PE). Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A cidade de Caruaru (PE), reconhecida pela riqueza cultural, expressa no artesanato e nas festividades juninas, tem se voltado, nos últimos anos, à formação de uma nova face local. O verde dos canteiros, das avenidas, dos parques e das praças demonstra que o poder municipal passou a elaborar projetos para a preservação da natureza seguida pela oferta de bem-estar à população. O processo de instalação dos parques na cidade deu-se de maneira significativamente rápida, dado que, entre o primeiro — o Parque Ambientalista Severino Montenegro, que abriu caminho para a construção de outros quatro — e a instalação do mais recente, passaram seis anos. Considerando a importância dos parques em função do lazer e cuidados com o ambiente natural, este trabalho consiste em uma investigação a respeito da oferta de lazer e da fomentação da sustentabilidade por meio dos parques São Francisco e Severino Montenegro, a fim de diagnosticar falhas e propor soluções a serem utilizadas pela administração dos mesmos. Para atingir seus objetivos, o estudo usou o método de estudo de caso múltiplo e, por meio da combinação das fontes de evidências — estudo exploratório e descritivo das áreas, estudo bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas e observações de campo —, coletou-se as evidências necessárias. Os resultados centrais apontam que as políticas presentes na criação e manutenção dos parques têm encontrado falhas significativas para o efetivo alcance das finalidades básicas deles — lazer e sustentabilidade ecológica. Observou-se, ainda, que a (i) inadequada execução das políticas públicas que direcionam a criação dos parques, a (ii) insuficiência de investimentos na estrutura e as (iii) ações de vandalismo estão entre os principais obstáculos a serem enfrentados pela administração.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38683
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GALDINO, Hozana Conceição.pdf2,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons