Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38678
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Lúcia Falcão | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO JÚNIOR, Aurino Francisco do | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-16T21:04:51Z | - |
dc.date.available | 2020-11-16T21:04:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO JÚNIOR, Aurino Francisco do. Educação de jovens e adultos em uma cidade educadora: o uso de paradidático em quadrinhos no ensino da história local. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38678 | - |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, parte-se da premissa que há, atualmente, na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, um descompromisso político e pedagógico que contagia gestores, professores e estudantes dessa modalidade de ensino. Os motivos são de duas ordens. A primeira deve-se à descontinuidade de políticas públicas e, portanto, de definição de objetivos e metas para EJA, bem como do seu financiamento e avaliação; práticas assistencialistas, planos de gestão baseados em indicadores de desempenho influenciados pela onda accountability — que levam ao mascaramento dos dados —, e, após o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, o esvaziamento das políticas relativas à EJA. A segunda é de natureza pedagógica, haja vista a desconexão com as particularidades e conhecimentos do público-alvo da EJA, que transparece nos materiais didáticos e nos seus parâmetros de ensino. Como consequência, no campo do ensino-aprendizagem de História, identifica-se a dificuldade dos estudantes da EJA em compreender e aplicar conceitos históricos. Diante disso, o objetivo desta dissertação é, na perspectiva da educação popular, propor a construção de um conhecimento histórico contextualizado, que dialogue com o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos da Escola Luiz Lua Gonzaga, do bairro de Cajueiro Seco, município de Jaboatão de Guararapes, Pernambuco. Para tanto, a proposta da história local, mais particularmente a perspectiva da Cidade Educadora, foi eleita para este trabalho, culminando com a elaboração de um livro paradidático, no formato de história em quadrinhos, onde busca-se problematizar e contextualizar o conceito de tempo histórico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | História local | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos em uma cidade educadora : o uso de paradidático em quadrinhos no ensino da história local | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7211243263326293 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5667594441132627 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work is based on the premiss that there is a lack of political and pedagogical engajement which contaminates managers, teachers and students of this way of teaching. There are two kinds of reasons for that. The first one is the iniandterruption of the public politic, consequently, of the definition of the EJA objectives and purposes, and also the providing of public money and valuation, assistentialistic practice, administration plans affected by the wave “accountability” — that masks the dates — and after the president Dilma Rousseff’s impeachment, the simple emptying of the publicic politic for the EJA. The second reason is pedagogic, because of the disconnection between the particularities and the knowledge of the target-group of the EJA, which is showed in the didactic material and in the National Curricular Parameters. Consequently it’s possible to identify, in the teaching- learning of History, the learners’ difficulties in understanding and applying historical concepts. For this reason, the objective of this study is to propose, in the perspective of the popular education, the construction of a contextualized historical learning which dialogues with the Youngs and Adults Education in the School Luiz Lula Gonzaga, in Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. For that reason, was chosen, particularly in the perspective of the Educational City, the proposition of writing a paradidatic book in the form of comics to construct the concept of local time. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Aurino Francisco do Nascimento Júnior.pdf | 5,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons