Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38678

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Lúcia Falcão-
dc.contributor.authorNASCIMENTO JÚNIOR, Aurino Francisco do-
dc.date.accessioned2020-11-16T21:04:51Z-
dc.date.available2020-11-16T21:04:51Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.identifier.citationNASCIMENTO JÚNIOR, Aurino Francisco do. Educação de jovens e adultos em uma cidade educadora: o uso de paradidático em quadrinhos no ensino da história local. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38678-
dc.description.abstractNesta dissertação, parte-se da premissa que há, atualmente, na Educação de Jovens e Adultos no Brasil, um descompromisso político e pedagógico que contagia gestores, professores e estudantes dessa modalidade de ensino. Os motivos são de duas ordens. A primeira deve-se à descontinuidade de políticas públicas e, portanto, de definição de objetivos e metas para EJA, bem como do seu financiamento e avaliação; práticas assistencialistas, planos de gestão baseados em indicadores de desempenho influenciados pela onda accountability — que levam ao mascaramento dos dados —, e, após o impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, o esvaziamento das políticas relativas à EJA. A segunda é de natureza pedagógica, haja vista a desconexão com as particularidades e conhecimentos do público-alvo da EJA, que transparece nos materiais didáticos e nos seus parâmetros de ensino. Como consequência, no campo do ensino-aprendizagem de História, identifica-se a dificuldade dos estudantes da EJA em compreender e aplicar conceitos históricos. Diante disso, o objetivo desta dissertação é, na perspectiva da educação popular, propor a construção de um conhecimento histórico contextualizado, que dialogue com o público-alvo da Educação de Jovens e Adultos da Escola Luiz Lua Gonzaga, do bairro de Cajueiro Seco, município de Jaboatão de Guararapes, Pernambuco. Para tanto, a proposta da história local, mais particularmente a perspectiva da Cidade Educadora, foi eleita para este trabalho, culminando com a elaboração de um livro paradidático, no formato de história em quadrinhos, onde busca-se problematizar e contextualizar o conceito de tempo histórico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos em uma cidade educadora : o uso de paradidático em quadrinhos no ensino da história localpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7211243263326293pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667594441132627pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThis work is based on the premiss that there is a lack of political and pedagogical engajement which contaminates managers, teachers and students of this way of teaching. There are two kinds of reasons for that. The first one is the iniandterruption of the public politic, consequently, of the definition of the EJA objectives and purposes, and also the providing of public money and valuation, assistentialistic practice, administration plans affected by the wave “accountability” — that masks the dates — and after the president Dilma Rousseff’s impeachment, the simple emptying of the publicic politic for the EJA. The second reason is pedagogic, because of the disconnection between the particularities and the knowledge of the target-group of the EJA, which is showed in the didactic material and in the National Curricular Parameters. Consequently it’s possible to identify, in the teaching- learning of History, the learners’ difficulties in understanding and applying historical concepts. For this reason, the objective of this study is to propose, in the perspective of the popular education, the construction of a contextualized historical learning which dialogues with the Youngs and Adults Education in the School Luiz Lula Gonzaga, in Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. For that reason, was chosen, particularly in the perspective of the Educational City, the proposition of writing a paradidatic book in the form of comics to construct the concept of local time.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Aurino Francisco do Nascimento Júnior.pdf5,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons