Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38649

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Nélio Vieira de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Rosemiro Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-11-13T17:08:35Z-
dc.date.available2020-11-13T17:08:35Z-
dc.date.issued2020-03-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Rosemiro Ferreira de. A ética da alteridade de Emmanuel Lévinas: interfaces do outro na experiência do ensino de filosofia no ensino médio na escola EREM – Vicente Monteiro – Caruaru - PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38649-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo apresentar um caminho no ensino aprendizagem na ética da alteridade pela proposta radical de Emmanuel Lévinas na experiência da sala de aula na EREM – Vicente Monteiro – Caruaru – PE, no seu contexto escolar regional, da exclusão nas relações, da dinâmica do apropriar-se do outro, relação de dominação e posse que vai de encontro com uma relação ética e construtiva do sujeito. Apresentar um breve quadro do processo de alienação social na configuração da sociedade do século XXI e suas relações conflituosas em todo modelo social. Realizar uma breve exposição sobre a validade da crítica social marxista e suas limitações na pós-modernidade. Buscar demonstrar o processo de reprodução social totalizante na educação e o desafio do ensinar filosofia em uma sociedade que nega e assujeita o rosto. Expor o contexto histórico e filosófico de Emmanuel Lévinas a partir de um itinerário de relação ética na aprendizagem além do ser, experiência de substituição responsável pelo outro no ensinar filosofia. A superação da proposta fenomenológica de Husserl e Heidegger, fenomenologia do existente como sabedoria outramente que ser no ensinamento da experiência e acolhida do outro. Expor o resultado do desenvolvimento da pesquisa por amostragem nos terceiros anos do Ensino Médio. A intervenção foi baseada na presença significativa do rosto, na participação ativa do escutar e o responder do outro. A produção de narrativas através de várias expressões culturais que retratem a experiência da compreensão e apropriação sobre a ética da alteridade em sala de aula no processo de relação no ensino aprendizagem. Realizar uma análise discursiva da experiência de intervenção levinasiana, uma linguagem do rosto como expressão e significação para além do produzir conhecimentos, mas um aprender enigmático no face a face responsável do rosto que gera nova humanidade ética. Enfim, o desafio de experimentar uma filosofia ativa no cenário contemporâneo, o desafio da experiência de aprendizagem a partir do acolhimento do rosto do outro como relevância ética. O desafio de um aprender outramente que faz da linguagem da relação à responsabilidade pelo outro como a ética primeira.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectLévinas, Emmanuel, 1906-1995pt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleA ética da alteridade de Emmanuel Lévinas : interfaces do outro na experiência do ensino de filosofia no ensino médio na escola EREM – Vicente Monteiro – Caruaru - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6996474709829093pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxCette thèse vise à présenter une voie d'enseignement pédagogique dans l'éthique de l'altérité à travers la proposition radicale d'Emmanuel Lévinas dans l'expérience en classe à l'école publique EREM - Vicente Monteiro - Caruaru - PE, dans son contexte scolaire régional, l'exclusion dans les relations, la dynamique d'appropriation de l'autre, une relation de domination et de possession qui va à l'encontre d'une relation éthique et constructive du sujet. Présenter un bref aperçu du processus d'aliénation sociale dans la configuration de la société du 21e siècle et de ses relations conflictuelles dans chaque modèle social. Faites une brève présentation sur la validité de la critique sociale marxiste et ses limites dans la post - modernité. Cherchant à démontrer le processus de reproduction sociale totale dans l'éducation et le défi d'enseigner la philosophie dans une société qui nie et soumet le visage. Exposer le contexte historique et philosophique d'Emmanuel Lévinas à partir d'un itinéraire de relation éthique dans l'apprentissage au-delà de l'être, expérience de substitution responsable de l'autre dans l'enseignement de la philosophie. Surmonter la proposition phénoménologique de Husserl et Heidegger, la phénoménologie de l'existant comme sagesse autre que d'être dans l'enseignement de l'expérience et l'acceptation de l'autre. Exposer les résultats du développement de la recherche par échantillonnage en troisième année du secondaire. L'intervention était basée sur la présence significative du visage, la participation active de l'écoute et de la réponse à l'autre. La production de récits à travers diverses expressions culturelles qui dépeignent l'expérience de compréhension et d'appropriation de l'éthique de l'altérité en classe dans le processus relationnel dans l'enseignement et l'apprentissage. Mener une analyse discursive de l'expérience de l'intervention lévinasienne, un langage du visage comme expression et sens en plus de produire des connaissances, mais un apprentissage énigmatique sur le visage responsable du visage qui génère qui génère une nouvelle humanité éthique. Enfin, le défi de vivre une philosophie active dans le scénario contemporain, le défi de l'expérience d'apprentissage de l'accueil du visage de l'autre comme une pertinence éthique. Le défi d'apprendre autre chose qui fait du langage de la relation la responsabilité de l'autre comme première éthique.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISEERTAÇÃO Rosemiro Ferreira de Almeida.pdf2,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons