Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38648
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MATOS, Junot Cornélio | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gildimar Guilherme da | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T17:04:17Z | - |
dc.date.available | 2020-11-13T17:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gildimar Guilherme da. O impensado: uma experiência filosófica sobre a escrita da vida. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38648 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é pensar a possibilidade da experiência como mediação do filosofar e da filosofia no ensino médio, bem como pensar a experiência como uma escrita filosófica da vida e do mundo da vida. No entanto, o saber da experiência e a inconclusão humana será o caminho norteador para pensarmos o sujeito da experiência, e a experiência que toca e que nos toca, que acontece e que nos acontece. Sendo assim, é importante compreendermos o que é experiência e quando ela nos toca e nos acontece, para que possamos compreender a escrita e a experiência de estar-no-mundo como sujeitos responsáveis pela invenção da vida e do mundo da vida, diante das experiências plurais, considerando que o sujeito vive ao seu modo a experiência de mundo, inventando a si e aos outros através das experiências coletivas, dentre elas a experiência do filosofar e escrever a vida na escola e nos demais espaços sociais. Para tanto, será a partir da leitura Larrosiana sobre a experiência – como algo que nos toca, que nos acontece – que abordaremos a experiência filosófica sobre a escrita da vida e como o filosofar na escola possibilita ao aluno pensar e escrever a vida e o mundo da vida. Todavia, a partir da experiência como algo que nos toca, que nos acontece, nos permitimos pensar o ofício do ser professor e a sala de aula como lugar de trabalho, como um dentre tantos espaços possíveis para escrevermos ou para começarmos a escrita da vida. Como proposta de intervenção do Mestrado Profissional em Filosofia – Núcleo UFPE – realizamos as oficinas sobre a “experiência do dizer, reflexão e escrita”, pensado a partir da compreensão Larrosiana sobre as dificuldades para que a experiência aconteça e as precauções que devemos ter para fazermos soar a experiência. Destacando a importância da filosofia e do filosofar através das experiências impensadas diante de uma vida por acontecer, e as contribuições para o ensino da filosofia no chão da escola na rede pública do estado de Alagoas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Sujeito (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.title | O impensado : uma experiência filosófica sobre a escrita da vida | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1580436804838705 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4627841295680114 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this work is to think about the possibility of experience as a mediation of philosophy and the act of philosophizing in high school, as well as thinking about the experience as a philosophical writing about life and its world context. However, the knowledge of the experience and the interminable human condition will be the guiding way to think about the subject of the experience, and the experience that touches him and that touches us, the experience that happens and that happens to us. Therefore, it is important to understand what experience is, when it touches us and happens to us, so that we can understand writing and the experience of being-in-the-world as subjects responsible for the invention of life and the world of life; in the face of plural experiences, considering that the subject lives his experience of the world in his own way, inventing himself and others through collective experiences, among them the experience of philosophizing and writing life at school and in other social spaces. To this end, it will be through reading Larrosiana about the experience - as something that touches us, what happens to us - that we will approach the philosophical experience about the writing of life and how philosophizing at school allows the student to think and write about life and its world contexto. However, from experience as something that touches us, what happens to us, we allow ourselves to think about the work of being a teacher and the classroom as a place of work, as one of so many possible spaces to write or to start writing life. As an intervention proposal for the Professional Master's in Philosophy - UFPE Nucleus - we held the workshops on the “experience of saying, reflection and writing”, based on Larrosiana understanding of the difficulties for the experience to happen and the precautions we must take to make the individual experience sound. Highlighting the importance of philosophy and the act of philosophizing through unthinkable experiences in the face of a life yet to come, and contributions to the teaching of philosophy on the floor of a public school in the state of Alagoas. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gildimar Guilherme da Silva.pdf | 831,95 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons