Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3859
Título: Efeitos de uma seqüência didática na construção do conceito de perímetro
Autor(es): Maria Campelo de Melo, Monica
Palavras-chave: Seqüência didática; Grandeza comprimento; Perímetro
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Maria Campelo de Melo, Monica; Câmara dos Santos, Marcelo. Efeitos de uma seqüência didática na construção do conceito de perímetro. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Este trabalho se propôs a investigar os efeitos de uma seqüência didática na construção, pelo aluno, do conceito de perímetro enquanto grandeza comprimento. O experimento contou com a participação de 28 alunos, e se baseou em um estudo comparativo entre 14 alunos do 4º ano e 14 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, interagindo em duplas. Como suporte teórico, optamos pelo modelo didático de Douady & Perrin-Glorian (1989) que trata da articulação e diferenciação entre os quadros geométricos, das grandezas e numérico e, pela Teoria das Situações Didáticas, proposta por Guy Brousseau. A parte experimental do trabalho foi iniciada pela aplicação de um pré-teste, seguida de uma seqüência de atividades composta por seis sessões e, finalmente, a aplicação de um pós-teste. Os resultados da pesquisa revelaram que houve um avanço significativo relativo à construção do conceito de perímetro enquanto grandeza comprimento nas duas turmas. Observou-se também que, no decorrer da aplicação da seqüência, os alunos mobilizam estratégias articuladas com seus conhecimentos prévios e demonstram uma evolução gradual de conhecimento relativo ao conceito trabalhado
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3859
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo156_1.pdf761,87 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.