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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38577

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dc.contributor.advisorANDRADE, Francisco Jatobá de-
dc.contributor.authorALENCAR, Ana Paula Pereira de Lima-
dc.date.accessioned2020-11-10T17:52:36Z-
dc.date.available2020-11-10T17:52:36Z-
dc.date.issued2020-05-11-
dc.identifier.citationALENCAR, Ana Paula Pereira de Lima. A evasão escolar no ensino superior pela perspectiva dos discentes: um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Agronomia (Sede) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38577-
dc.description.abstractA evasão escolar no ensino superior é um problema multifacetado e de temática ainda bastante ampla para investigação científica. Ela afeta a todas as instituições educacionais do mundo acarretando danos financeiros, acadêmicos e sociais para a sociedade. Diante desse contexto, essa pesquisa buscou entender esse fenômeno pela perspectiva dos próprios estudantes evadidos, apontando assim quem são os sujeitos e quais são os motivos de abandono escolar. A pesquisa foi feita por meio de um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Agronomia (sede) da Universidade Federal Rural de Pernambuco no qual se analisou a ocorrência do evento de 2014 a 2018. Essa investigação se caracteriza como descritiva, explicativa e mista, estando dividida em três etapas: a primeira, para o cálculo das taxas de evasão; a segunda, por meio da aplicação de questionários, para traçar o perfil do aluno evadido; e a terceira, realizada por meio de entrevistas, com análise de conteúdo de Bardin, para identificar e analisar as principais causas de evasão. O estudo está embasado na teoria de abandono escolar de Spady (1970, 1971), Tinto (1975, 1982, 1988, 1997), Bean (1980) e Bean e Metzner (1987) que analisam o impacto da atuação institucional na decisão de abandono escolar dos estudantes. Os resultados apontam para uma taxa média de evasão de 10,62 %, índice menor que o identificado nos dados institucionais da universidade, também mostram que o perfil socioeconômico dos 74 alunos evadidos respondentes é de ingressantes com idade média de 23 anos, raça de maioria não branca, do sexo masculino, solteiro, não cotista, sem vínculo empregatício, residente com os pais, de ensino médio realizado integralmente em escola privada e renda familiar de até 3 salários mínimos. Mostra ainda que o evento ocorre mais nos dois primeiros períodos do curso e a forma mais frequente é o desvínculo (47,2%) seguida da desistência (31,9%), tipos de evasão voluntária. Nas entrevistas, 5 alunos participaram, 4 homens e 1 mulher, com idades entre 18 e 28 anos. De modo geral, verificaram-se fatores internos e externos à universidade como determinantes para saída dos discentes. Apesar da influência de questões socioeconômicas, de problemas profissionais e pessoais, os motivos de abandono escolar mais relevantes estão relacionados à trajetória educacional dos estudantes no ensino superior. Percurso caracterizado pelo baixo envolvimento em atividades acadêmicas extraclasse; fraco desempenho em disciplinas consideradas complexas, como a matemática, ocasionando contínuas reprovações; dificuldades com a didática aplicada em sala de aula e de relacionamento com os docentes. Razões que somadas ao fato de a maioria dos alunos ter escolhido o curso sem uma prévia orientação vocacional, com poucas informações do campo de atuação profissional geram falta de identidade com o curso e desmotivação, diminuindo o compromisso do estudante com a meta de se graduar, culminando com a não diplomação. Assim, os resultados desse estudo podem auxiliar na compreensão do fenômeno e criar estratégias minimizadoras desse evento a partir de ações institucionais, docentes e discentes de modo a ampliar os índices de diplomação, além de contribuir para uma educação pública de qualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectCurso de Agronomiapt_BR
dc.titleA evasão escolar no ensino superior pela perspectiva dos discentes : um estudo de caso no Curso de Bacharelado em Agronomia (Sede) da Universidade Federal Rural de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5129067051933359pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2604274612352251pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe dropout in higher education is a multifaceted topic which can still be widely discussed in scientific research. It affects all educational institutions in the world, causing financial, academic and social damages to the society. Against this background, this research seeks to understand this phenomenon from the perspective of dropout students themselves, pointing thus who they are and the reasons why they are dropping out of university. The research was done through a case study in the Bachelor's Degree in Agronomy (headquarters) of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE) in which the occurrence of the event was analyzed from 2014 to 2018. This investigation is characterized as descriptive, explanatory and mixed, being divided into three stages: the first, for the calculation of dropout rates; the second, through the application of questionnaires, in order to profile the dropout student; and the third, executed through interviews, with the content analysis of Bardin, to identify and analyze the main causes of dropout. The study is based on the theory of school dropout by Spady (1970, 1971), Tinto (1975, 1982, 1988, 1997), Bean (1980) and Bean and Metzner (1987) who analyze the impact of institutional action in the students' decision to drop out of school. The results point to average dropout rate of 10.62%, which is lower than the one identified in the institutional data of UFRPE, also show that the socioeconomic profile of the 74 dropout respondents is a freshman with an average age of 23 years old, nonwhite majority race, male, single, nonquota, without employment relationship, resident with parents, high school held fully in private school and family income of up to 3 minimum wages. It also shows that the event occurs more in the first two periods of the course and the most frequent form is when the student does not enroll (47.2%) followed by when the undergraduate requests to drop out (31.9%), which are types of voluntary dropout. In the interviews, 5 students participated, 4 men and 1 woman aged 18 to 28 years. In general, it was observed that there were internal and external factors of the university as determinants of the students' dropout. Despite the influence of socioeconomic issues, professional problems and personal reasons, the most relevant reasons for dropping out of university are related to educational trajectory of students in higher education, such as low involvement in extra-class academic activities; weak performance in disciplines considered complex, like Mathematics, causing continuous failures; difficulties with the applied methodology in the classroom and the relationship with teachers. These reasons generate lack of identity with the course and demotivation, reducing the commitment of the student with the graduation goal, added to the fact that the majority of students have chosen the course without a prior vocational orientation, with little information about the professional activity. Therefore, the results of this study help understand the phenomenon and create strategies which will minimize the event through institutional actions, teachers and students in order to expand the number of diplomas, besides contributing to a qualified public education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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