Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38575

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Aurenéa Maria de-
dc.contributor.authorLEITE, Maria do Rosario Alves-
dc.date.accessioned2020-11-10T17:46:01Z-
dc.date.available2020-11-10T17:46:01Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationLEITE, Maria do Rosario Alves. Redações como instrumento de combate à violência doméstica contra a mulher: uma análise da produção textual de estudantes vencedores do Prêmio Naíde Teodósio. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38575-
dc.description.abstractEm uma sociedade cujas relações de poder estão concentradas nas mãos de poucos e cujas fórmulas organizacionais são bem definidas, as diferenças são determinantes para que o indivíduo se destaque e alcance o sucesso tão prometido e sonhado. Mas, isso ocorrerá em ritmos e valores bem definidos, se forem consideradas algumas categorias, em especial, a de gênero. Ser mulher em uma estrutura alicerçada a partir de valores que exaltam masculinidades e suas formas de manifestação de força e de controle, as colocou em posição de desvantagem, antes mesmo do início da hierarquização social, uma vez que o uso da força física é manifesto desde o lar, até os espaços públicos. Quando as manifestações de violência geraram vítimas fatais, nas variadas esferas sociais, em uma escala como a que se registrou no Brasil e em particular, em Pernambuco nas últimas décadas do século XX, exigindo que o estado desenvolvesse ações de enfrentamento e de abrigamento para as pernambucanas agredidas, surgiram propostas como o Prêmio Naíde Teodósio de estudos de gênero, objetivando engajar algumas secretarias de estado, numa proposta de debate e produção escrita que envolva adolescentes e jovens, tomando a educação como ponto de partida e de chegada. Na perspectiva de investigar como se desenvolveu a produção de redações de estudantes da rede estadual de ensino e sua repercussão na rotina escolar, e, por conseguinte, a eficácia dessa ação como política pública para redução do índice de violência doméstica contra a mulher em Pernambuco, esta investigação fundamentou-se na Análise de Discurso de linha francesa como metodologia e teoria, como também apoiou-se nos estudos de gênero, enquanto categoria de pesquisa. Diante disso, foram observadas as ideologias que permearam as redações das estudantes e as memórias evocadas pelos seus respectivos orientadores sobre o período da produção textual, seja por parte das autoras dos textos durante a participação naquele concurso de textos, voltado para discussão sobre as relações de gênero, seja no conjunto do corpo docente e discente de cada ambiente escolar. Como resultado tem-se que a premiação levou às escolas um sentimento de euforia, que mostrou-se pontual e singular, infelizmente não repercutindo na rotina daquelas unidades de ensino e tampouco evidenciando mudanças nas práticas dos docentes ou no engajamento dos estudantes, exceto quando tal comprometimento já existia anteriormente, como no caso das estudantes premiadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectViolência contra as mulherespt_BR
dc.subjectGênero e Violênciapt_BR
dc.subjectDiscurso - Análisept_BR
dc.subjectUFPE – Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleRedações como instrumento de combate à violência doméstica contra a mulher : uma análise da produção textual de estudantes vencedores do Prêmio Naíde Teodósio.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0508434582583052pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8610442220256282pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxIn a society in which the power relations are concentrated in the hands of a few and whose organizational formulae are well set, differences are decisive for the individual to stand out and achieve the success that was promised and dreamed of. However, this will happen at a well-defined pace and values if some categories are considered, especially gender. Being a woman in a structure based on values that exalt masculinities and their forms of expression based on strength and control, puts them at a disadvantage, even before the beginning of the social hierarchy, in which the use of physical force is seen from the households to public spaces. When the manifestations of violence generate victims, in the various social spheres on a high scale as of that seen in Brazil and in particular, in the State of Pernambuco in the last decades of the 20th century, requiring the state to develop coping and shelter actions for the victimized people from Pernambuco. Some proposals such as the Naíde Teodósio Prize for Gender Studies have emerged and aim to engage some state secretariats in a proposal for debate and written production involving adolescents and youngsters, taking education as a starting and ending point. From the perspective of investigating how the production of essays by students from the state school system developed and its repercussion in the school routine, and, therefore, the effectiveness of this action as a public policy to reduce the rate of domestic violence against women in Pernambuco, this investigation was based on the French Discourse Analysis as a methodology; the theory relied on gender studies as a research category. In view of this, the ideologies that permeated the students' essays and the memories evoked by their respective advisors, which contributed to reveal whether or not there were changes in the perception of the authors of the texts about the place that women occupy in society and their challenges for equality, were observed. of rights due to participation in that text contest, aimed at discussing gender relations. As a result, the award led schools to a punctual and singular euphoria, which unfortunately did not impact the routine of those teaching units, nor did they show changes in the practices of teachers or in the engagement of students, except when such commitment already existed before, as in the case of students awarded.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria do Rosario Alves Leite.pdf2,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons