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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38570

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Marcelo Eduardo Alves da-
dc.contributor.authorDANTAS, Luís Sávio Barbosa-
dc.date.accessioned2020-11-10T16:49:22Z-
dc.date.available2020-11-10T16:49:22Z-
dc.date.issued2020-03-11-
dc.identifier.citationDANTAS, Luís Sávio Barbosa. Três ensaios em Política Econômica. 2020. Tese (Doutorado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38570-
dc.description.abstractEsta tese está dividida em três capítulos que abordam o tema da política monetária no Brasil. Os dois primeiros utilizam-se de um modelo de equilíbrio geral dinâmico estocástico (DSGE) de média escala para compreender como a implementação da regra de teto dos gastos interage com a política monetária. No primeiro, a referida regra fiscal é comparada à regra de superavit primário vigente no Brasil até 2016 e com uma regra ótima. Os principais resultados foram: (i) há uma redução na eficácia da política monetária com a implementação da regra de teto dos gastos; (ii) a regra de teto dos gastos é superior em termos de bem-estar; (ii) quando questionado sobre qual instrumento é melhor em termos de bem-estar, uma regra em que os investimentos públicos são retirados do orçamento comum do governo é preferível. No segundo, questionamos se a política monetária de metas de inflação praticada no país é semelhante em bem-estar à uma política ótima simples e implementável. Encontramos que a política monetária no Brasil precisa ser menos persistente e mais vigorosa nas respostas aos desvios da inflação para ser semelhante à ótima em um ambiente de teto dos gastos, utilizando o modelo SAMBA (Stochastic Analytical Model with a Bayesian Approach) estimado em Castro et al. (2015) como referência para política de juros no país. No terceiro, utilizamos uma metodologia de vetores autorregressivos bayesianos em painel aplicado às regiões geográficas brasileiras, incluindo o canal de crédito, para compreender se esse canal é fonte de heterogeneidade entre as respostas do produto à política monetária. Encontramos que há heterogeneidade nas respostas dos produtos das regiões, sendo a região Sudeste a mais afetada e a região Norte a menos afetada.pt_BR
dc.description.sponsorshipBCBpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de políticaspt_BR
dc.subjectPolíticas ótimaspt_BR
dc.subjectRegra de teto dos gastospt_BR
dc.titleTrês ensaios em Política Econômicapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7109060519156635pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0019694783676378pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis is divided into three chapters that address the theme of monetary policy in Brazil. The first two use a medium-scale stochastic dynamic general equilibrium (DSGE) model to understand how the implementation of the spending ceiling rule interacts with monetary policy. In the first chapter, the referred tax rule is compared to the primary surplus rule in force in Brazil until 2016 and with an optimal rule. The main results were: (i) there is a reduction in the effectiveness of monetary policy with the implementation of the spending ceiling rule; (ii) the spending ceiling rule is superior in terms of well-being; (ii) when asked which instrument is better in terms of well-being, a rule in which public investments are taken from the government’s common budget is preferable. In the second, we question whether the monetary policy of inflation targets practiced in the country is similar in well-being to a simple and implementable optimal policy. We found that monetary policy in Brazil needs to be less persistent and more vigorous in responding to inflation deviations to be similar to the optimum in a ceiling-spending environment, using the SAMBA model (Stochastic Analytical Model with a Bayesian Approach) estimated at Castro et al. (2015) as a reference for interest policy in the country. In the third, we used a Bayesian autoregressive panel methodology applied to Brazilian geographic regions, including the credit channel, to understand whether this channel is a source of heterogeneity between the product’s responses to monetary policy. We found that there is heterogeneity in the responses of products from the regions, with the Southeast region being the most affected and the North region the least affected.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Economia

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