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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38522

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Walter Matias-
dc.contributor.authorLEÃO, Renata de Souza-
dc.date.accessioned2020-11-09T11:51:00Z-
dc.date.available2020-11-09T11:51:00Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationLEÃO, Renata de Souza. O ensino de Filosofia segundo o referencial curricular da Rede de Ensino do Estado de Alagoas. 2020. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38522-
dc.description.abstractO ensino de filosofia é um componente curricular mais famoso no ensino médio, se não o único, que o professor(a) deve apresentar os motivos pelo qual ele existe e precisa ser enquadrado na escolarização, então decidimos discutir por meio da escolarização o método sugerido pelo documento estadual, sua eficiência no ensino e na aprendizagem, em uma turma de Educação de Jovens e Adultos. ASPIS (2004), RONAI (2015) e BROUSSEAUL (2008) mostram a importância da proposta metodológica para a escolarização. Este trabalho analisa o Referencial Curricular da Rede de Ensino do Estado de Alagoas - 2014 – no ensino médio, que abordam os conceitos do ensino de filosofia e as atividades práticas. Na primeira seção é apresentada uma evolução do documento estadual do ensino de Filosofia, com base em LERNER (2002), e as principais tendências metodológicas da área. Na segunda seção, as modalidades organizativas e seus olhares para o ensino de filosofia, bem como uma revisão bibliográfica, nos principais periódicos da área, sobre a ensinagem e a aprendizagem. Na terceira seção, apresentamos um produto educacional e suas práticas, na perspectiva de apresentar o planejamento das aulas como suas devidas realizações e apresentações dos fatos ocorridos dentro da sala de aula. Como resultado, verificou-se que a escolarização precisa ser planejada e determinada por uma linha metodológica, principalmente, o ensino escolar de filosofia que podem ser visualizados e manipulados pelas estudantes. Já em relação às atividades práticas do material, verificou-se a dificuldade de se manter práticas de ensino tão variadas e algumas repetitivas para que se consolidem uma forma de ensino dentro da escolarização, então as atividades permanentes, os projetos e as sequências didáticas são o ponto de partida da metodologia e dos estudos, evidenciando assim, o método científico deste trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleO ensino de Filosofia segundo o referencial curricular da Rede de Ensino do Estado de Alagoaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMATOS, Junot Cornélio-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4038900444488833pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0941145152986197pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxPhilosophy teaching is a more famous, if not the only, high school curriculum component that the teacher must give the reasons why it exists and needs to be framed in schooling, so we decided to discuss through schooling the suggested method by the state document, its efficiency in teaching and learning, in a Youth and Adult Education class. ASPIS (2004), RONAI (2015) and BROUSSEAUL (2008) show the importance of the methodological proposal for schooling. This paper analyzes the Curriculum Framework of the Alagoas State Education Network -2014 - in high school, which addresses the concepts of philosophy teaching and practical activities. The first section presents an evolution of the state document of philosophy teaching, based on LERNER (2002), and the main methodological trends of the area. In the second section, the organizational modalities and their views on the teaching of philosophy, as well as a literature review in the main journals of the area, on teaching and learning. In the third section, we present an educational product and its practices, with the perspective of presenting the lesson planning as its proper accomplishments and presentations of the facts that occurred within the classroom. As a result, it was found that schooling needs to be planned and determined by a methodological line, especially the school teaching of philosophy that can be viewed and manipulated by students. Regarding the practical activities of the material, it was found difficult to maintain such varied and some repetitive teaching practices to consolidate a form of teaching within schooling, so the permanent activities, projects and didactic sequences are the starting point of the methodology and studies, thus highlighting the scientific method.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

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