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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38505
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | PASSOS, Francy Laura Correia Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-06T18:18:27Z | - |
dc.date.available | 2020-11-06T18:18:27Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-29 | - |
dc.identifier.citation | PASSOS, Francy Laura Correia Gomes dos. A permanência dos alunos cotistas nos Cursos de Engenharia da Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo de caso na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho-PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38505 | - |
dc.description.abstract | Com o advento da Lei 12.711/2012, a Lei de Cotas, 50% das vagas das Instituições Federais de Educação superior passaram a ser ocupadas pelos estudantes que cursaram os três últimos anos da educação básica em escolas públicas. A Lei de Cotas constitui uma ação que, aliada ao REUNI, PROUNI, FIES, ENEM, SISU e PNAES, representou um significativo avanço no processo de democratização à educação superior, permitindo o acesso a um público historicamente excluído a essa etapa da educação. Entretanto, a inclusão apenas não supre o processo de democratização, as políticas direcionadas à educação superior precisam ir além do acesso e garantir permanência para os estudantes cotistas que, muitas vezes, já ingressam na universidade em situação de vulnerabilidade social. Nesse contexto, este trabalho buscou analisar as condições de permanência dos estudantes cotistas. Para realizar essa análise o campo da pesquisa é a Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA) e seus cinco cursos de engenharia. Os sujeitos são os alunos que ingressaram na instituição por intermédio da Lei de Cotas no período de 2016-2018. Para compreender a permanência, utilizamos as concepções teóricas de Santos (2009) que entende a permanência sob duas dimensões: a material e a simbólica. A perspectiva teórica de Santos (2009) aliada às concepções de Coulon (2008), Mayorga e Souza (2012), Almeida (2007), Zago (2006) contribuíram para o desenvolvimento deste estudo. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como de métodos mistos. Em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental. Em um segundo momento, foi realizada a coleta de dados através da aplicação de questionário que buscou construir o perfil socioeconômico e acadêmico do estudante cotista. Os dados adquiridos dessa etapa foram tratados estatisticamente através do software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Em seguida, foram realizadas cinco entrevistas semiestruturadas que buscaram aprofundar os elementos presentes no questionário, como também contribuíram para perceber as dificuldades e estratégias de permanência dos discentes cotistas. As entrevistas e os resultados dos questionários foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (1977). A partir da análise dos resultados foi possível construir o perfil dos estudantes cotistas da UACSA e conhecer como ocorre seu processo de formação e permanência, como também foi possível perceber as principais dificuldades e as estratégias utilizadas para superar as circunstâncias e permanecer no curso. Com esta pesquisa compreendemos que a permanência do estudante cotista envolve diversos elementos que perpassam condições sociais, institucionais, trajetória escolar, familiar, pessoal, emocional, material e simbólica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Lei de cotas | pt_BR |
dc.subject | Condições de permanência | pt_BR |
dc.title | A permanência dos alunos cotistas nos Cursos de Engenharia da Universidade Federal Rural de Pernambuco : um estudo de caso na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3468218464238315 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordeste | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the advent of Law 12.711 / 2012, the Quota Law, 50% of the vacancies in Federal Institutions of Higher Education started to be occupied by students who attended the last three years of basic education in public schools. The Quota Law constitutes an action that, together with REUNI, PROUNI, FIES, ENEM, SISU and PNAES, represented a significant advance in the process of democratizing higher education, allowing access to a public historically excluded to this stage of education. However, inclusion does not just supply the democratization process, policies aimed at higher education need to go beyond access and guarantee permanence for quota students who, many times, already enter university in a situation of social vulnerability. In this context, this work sought to analyze the conditions of permanence of quota students. To carry out this analysis, the research field is the Academic Unit of Cabo de Santo Agostinho (UACSA) and its five engineering courses. The subjects are the students who joined the institution through the Quota Law in the period 2016-2018. To understand permanence, we use the theoretical conceptions of Santos (2009) who understand permanence in two dimensions: the material and the symbolic. The theoretical perspective of Santos (2009) combined with the concepts of Coulon (2008), Mayorga and Souza (2012), Almeida (2007), Zago (2006) contributed to the development of this study. Methodologically, the research is characterized as mixed methods. At first, a bibliographic and documentary research was carried out. In a second step, data collection was carried out through the application of a questionnaire that sought to build the socioeconomic and academic profile of the quota student. The data acquired from this stage were treated statistically using the IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software. Then, five semi-structured interviews were conducted that sought to deepen the elements present in the questionnaire, as well as contributing to perceive the difficulties and strategies of permanence of quota students. The interviews and the results of the questionnaires were analyzed using Bardin's Content Analysis technique (1977). From the analysis of the results, it was possible to build the profile of UACSA quota students and to know how their training and permanence process occurs, as well as to understand the main difficulties and the strategies used to overcome the circumstances and stay in the course. With this research we understand that the permanence of the quota student involves several elements that permeate social, institutional, school, family, personal, emotional, material and symbolic conditions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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