Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38504

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORTEZ, Jarcilene Silva de Almeida-
dc.contributor.authorSANTANA, Fabiana do Carmo-
dc.date.accessioned2020-11-06T18:15:11Z-
dc.date.available2020-11-06T18:15:11Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Fabiana do Carmo. Espaço mangal: um guia virtual para o ensino de impactos antrópicos em águas de ambientes costeiros. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38504-
dc.descriptionCORTEZ, Jarcilene Silva de Almeida​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​ALMEIDA-CORTEZ, Jarcilene Silva dept_BR
dc.description.abstractOs manguezais são áreas costeiras de grande contribuição ecossistêmica, mas nem todos conhecem seu real valor. Além de sofrer preconceito por suas características naturais, sofrem com as agressões dos impactos antrópicos. Os mais comuns são o lançamento indevido de resíduos orgânicos e industriais, que afetam diretamente as águas salobras deste ambiente, comprometendo o desenvolvimento de todo um ciclo vital. Neste sentido, o presente trabalho sistematizou um objeto educacional para uso da docência, que auxilie na prática de ensino de parâmetros hídricos de qualidade da água de ambientes costeiros. Trata-se do Guia Virtual Espaço Mangal, que tem como público alvo estudantes do Ensino Médio. O presente produto encontra-se disponível no site do Espaço Ciência - Museu Interativo de Ciência do estado de Pernambuco, com acesso livre para a prática da docência, com enfoque nas áreas Biologia, Química e Física. O objeto de ensino é estruturado com dois questionários (QUEST’s) para alunos, uma atividade de verificação da aprendizagem e um questionário de validação (professor), desenvolvidos na plataforma Google Drive. Eles são compostos por questões objetivas e coletas de dados quali-quantitativos que convergem durante todo o processo. O produto tem como foco escolas em áreas litorâneas que tenham em seu entorno ambientes costeiros – Manguezal - para a realização da avaliação da condição de suas águas na prática de campo. Embasado nas práticas metodológicas científicas e seguindo diretrizes das correntes filosóficas da prática docente, a pesquisa atribuiu métodos e técnicas variadas de coleta de dados, caracterizando um estudo de caso fundamentado na observação do espaço amostral. Assim, a metodologia é composta de processos experimentais simples para avaliação das condições da água a partir das descrições de parâmetros com o auxílio de recursos tecnológicos para uso da internet e produção de vídeos dentro das perspectivas das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) A validação pelos professores foi realizada por meio da avaliação da demanda do produto de ensino-aprendizagem acerca da temática e a construção do conhecimento por meio da conclusão dos alunos referente às condições do espaço amostral e do corpo d’água estudados. Os resultados indicam a interação entre os grupos durante o processo de ensino aprendizagem sob todas as etapas, considerando seus pontos de vista no que se refere aos efeitos dos impactos antrópicos em águas de manguezais bem como a concepção da situação real local e os efeitos causados no ambiente e na sociedade, proporcionando perspectivas e ideias mitigadoras desenvolvidas entre os estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologia dos manguespt_BR
dc.subjectÁgua – Poluiçãopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleEspaço mangal : um guia virtual para o ensino de impactos antrópicos em águas de ambientes costeirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTANA, Otacílio Antunes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4481404372549652pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3305390900674832pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxMangroves are coastal areas of great ecosystem contribution, although their real value is not well known. Despite of prejudice suffering, due to their natural characteristics, worldwide the mangroves suffers from the threat of anthropic impacts, mainly the improper release of organic and industrial residues that directly affect the brackish waters of this environment, compromising the development of an entire life cycle. In this sense, the present work systematizes an educational object for teaching use, that helps in the practice of teaching water parameters of water quality of the mangroves through a virtual guide entitled Espaço Mangal, targeting high school students. The present product is available on the website of Espaço Ciência - scientific museum of Pernambuco - Brazil, with free access for teaching practice, focusing on the disciplines Biology, Chemistry and Physics. Structured with two questionnaires (QUEST’s) for students, a verification activity and a validation questionnaire (teacher) developed on the Google Drive platform, the quiz has objective questions, which converge the collection of qualitative and quantitative data. The product focuses on schools in coastal areas that have mangrove and estuary environments around them to carry out the assessment of the condition of their waters in field lessons. Based on the philosophical currents of teaching practice, the research uses various methods and techniques for collecting quali-quant data, characterizing a case study based on the observation of the sample space. The methodology is composed of simple experimental processes of water conditions access, using the internet, and producing videos within the perspective of Information and Communication Technologies (ICT). The validation of the teachers has been done through the evaluation of the product demand of teaching-learning over the theme and the consolidation of knowledge by publicizing the conditions of the studied sample space. The results indicate the interaction between the groups during the teaching-learning process at all stages, considering their views regarding the effects of human impacts on mangrove waters as well as the conception of the real local situation, providing perspectives and mitigating ideas developed among students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fabiana do Carmo Santana.pdf5,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons