Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38485

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos-
dc.contributor.authorPEREIRA, Felipe Conceição Aragão-
dc.date.accessioned2020-11-04T13:56:44Z-
dc.date.available2020-11-04T13:56:44Z-
dc.date.issued2020-02-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Felipe Conceição Aragão. Aplicativo educacional como proposta educativa no ensino de História e Meio Ambiente. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38485-
dc.description.abstractO estudo do Meio Ambiente ainda pode remeter uma ideia de que este é um assunto exclusivo do campo da Biologia, Ecologia, das Ciências Naturais, e que nada teriam a ver com as Ciências Humanas. Todavia, este cenário tem mudado, aos poucos, no decorrer das últimas décadas em diversas práticas educativas no âmbito escolar. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver um aplicativo educacional sobre Meio Ambiente para favorecer as relações interdisciplinares e proposta educativa entre o ensino de História e Meio Ambiente. Foi desenvolvido um aplicativo denominado IgarassuWeb que disponibilizou conteúdo e interatividade sobre a riqueza patrimonial da cidade de Igarassu em Pernambuco bem como a história do município, conjunto arquitetônico e paisagens naturais. O local de aplicação do produto educacional foi na Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, no município de Igarassu que oferece a modalidade integrada para turmas de ensino médio, com alunos do segundo ano do curso técnico de Guia de Turismo. A abordagem da pesquisa foi qualitativa do tipo descritiva sendo que a coleta de dados foi realizada com a aplicação de um questionário pré-teste e pós-teste. Os resultados demonstraram que o aplicativo tem relevância na temática ambiental e contribui como proposta educativa em sala de aula. É importante destacar que a escassez destes dispositivos móveis com abordagem nas temáticas ambientais e o ensino de História, conforme mapeamento realizado, demonstra a inovação trazida no aplicativo proposto. Ao final, a avaliação do aplicativo Igarassuweb foi positiva comprovando a usabilidade, aprendizagem e prática educativa entre o ensino de História e Meio Ambiente. Além de percebermos que a aprendizagem de educação patrimonial em linguagem acessível e disponível para os estudantes no nível técnico bem como para a população deve contribuir para mudar a forma de interação com o meio e na construção permanente para a sensibilização socioambiental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAplicativo educacionalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleAplicativo educacional como proposta educativa no ensino de História e Meio Ambientept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4810450523051213pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0134567530160247pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe study of the Environment can still send an idea that this is an exclusive subject in the field of Biology, Ecology, Natural Sciences, and that they would have nothing to do with the Human Sciences. However, this scenario has changed, little by little, over the past decades in various educational practices in the school environment. This work aimed to develop an educational application on the Environment to favor interdisciplinary relations and an educational proposal between the teaching of History and Environment. An application called IgarassuWeb was developed that provided content and interactivity about the heritage wealth of the city of Igarassu in Pernambuco as well as the history of the municipality, its architectural complex and natural landscapes. The place of application of the educational product was at the Jurandir Bezerra Lins State Technical School, in the municipality of Igarassu, which offers the integrated modality for high school classes, with second year students of the technical course of Tourism Guide. The research approach was qualitative of the descriptive type and the data collection was performed with the application of a pretest and post-test questionnaire. The results showed that the application has relevance in the environmental theme and contributes as an educational proposal in the classroom. It is important to note that the scarcity of these mobile devices with an approach to environmental issues and the teaching of history, as mapped, demonstrates the innovation brought about in the proposed application. In the end, the evaluation of the Igarassuweb application was positive, proving the usability, learning and educational practice between History and Environment teaching. In addition to realizing that the learning of heritage education in accessible and available language for students at the technical level as well as for the population must contribute to changing the form of interaction with the environment and in the permanent construction for socio-environmental awareness.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Felipe Conceição Aragão Pereira.pdf1,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons