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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38385
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA-FILHO, Abel Guilhermino da | - |
dc.contributor.author | RIOS, Marcus Felipe Raele | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-20T16:49:55Z | - |
dc.date.available | 2020-10-20T16:49:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-12 | - |
dc.identifier.citation | RIOS, Marcus Felipe Raele. Estratégias de localização para sistemas de acesso passivo a veículos utilizando sensores inercias de smartphones. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38385 | - |
dc.description.abstract | Com os avanços tecnológicos na indústria automotiva os meios de acesso ao veículo foram se modernizando. Inicialmente a forma de se entrar no veículo era através de uma chave mecânica não autenticada, que era possível se fazer ligação direta para ligar o veículo. Com o passar do tempo surgiram os immobilisers que serviam pra autenticar a chave, reduzindo o número de roubos de veículos. Mais a frente surgiram os sistemas Remote Keyless Entry (RKE) e Passive Keyless Entry and Start (PKES), o primeiro permite a abertura do veículo a distância através de ondas de rádio e o segundo a abertura de forma passiva do veículo (sem a necessidade de se apertar nenhum tipo de botão, apenas estar portando a chave) também utilizando ondas de rádio. Essas novas tecnologias além de trazer mais conforto para os usuários também trouxeram mais desafios, dentre eles o ataque de relay, que consiste em um ataque de camada física muito difícil de ser detectado e de se proteger dele. Com o advento dos smartphones, uma nova possibilidade surgiu, utilizar os smartphones como chave passiva de veículos. Este tipo de tecnologia já encontrada em carros de luxo como por exemplo Tesla Model 3, que é possível utilizar apenas o smartphone como chave passiva do carro. E não diferente de sistemas PKES de chaves clássicas de veículos os smartphones são vulneráveis a ataques de relay. Diante desta situação, este trabalho propõe um algoritmo de localização 2D baseado em Pedestrian Dead Reckoning (PDR) que pode ser utilizado em um sistema de chave passiva para smartphones. Com este algoritmo proposto o sistema seria capaz de controlar os momentos em que o rádio da chave estaria ligado impedindo os ataques de relay, uma vez que, apenas quando o usuário estivesse realmente perto do veículo o serviço de abertura do veículo seria habilitado. Neste sistema de PDR são empregadas técnicas de aprendizagem de máquina para fazer reconhecimento de posições e orientações do smartphone, assim como, para fazer estimação de deslocamento em cada passo dado pelo usuário. Foi verificado que técnicas baseadas em árvores possuem uma boa acurácia para fazer estimação dos passos e SVM são boas para definir as posições e orientações do smartphone. O sistema proposto se mostrou eficiente, erros inferiores a 2𝑚, em sua maioria para trajetos curtos. Para trajetos longos o sistema não apresentou um desempenho satisfatório, devido a um erro de drift não considerado pelo algoritmo de direção proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inteligência computacional | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de máquina | pt_BR |
dc.title | Estratégias de localização para sistemas de acesso passivo a veículos utilizando sensores inercias de smartphones | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1246431220790711 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8983932189780223 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Due to technological advances in the automotive industry, the ways to access a vehicle also evolved. Initially, one way to get into the vehicle was through an unauthenticated mechanical key, which was possible to do hotwire to start the vehicle. Over time emerged the immobilisers that served to authenticate the key, reducing the number of vehicle thefts. Later came the Remote Keyless Entry (RKE) and Passive Keyless Entry and Start (PKES) systems, the first allowing the vehicle to be opened at a distance through radio waves and the second to passively opening the vehicle (without the need to push any kind of button, just bearing the key) also using radio waves. These new technologies not only bring more comfort to users but also bring more challenges, between it the relay attack, which is a physical layer attack that is very difficult to detect and protect against. Due to technological improvements in smartphones, the new possibility has emerged, using smartphones as a passive vehicle key. This type of technology is already found in luxury cars, such as Tesla Model 3, which is possible to use a smartphone as a passive car key. And no different from classical PKES keys, smartphones are vulnerable to relay attacks. Given this situation, this work proposes a 2D localization algorithm based on Pedestrian Dead Reckoning (PDR) that can be used in a passive smartphone key system. Using the proposed algorithm the system would be able to control when the smartphone radio would be on, preventing relay attacks, since only when the user is near to the vehicle, the opening service of the vehicle is enabled. In the PDR system prosposed, machine learning techniques are employed to make position and orientation recognition of the smartphone, as well to estimate displacement at each step given by the user. Tree-based techniques have been found to have good accuracy for estimating steps and SVM for defining smartphone positions and orientations. The proposed system proved to be efficient, errors less than 2 meters, mostly for short distances. For long journeys the system did not perform well due to a drift error not considered by the proposed heading algorithm. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
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DISSERTAÇÃO Marcus Felipe Raele Rios.pdf | 3,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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