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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38339

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGAMA NETO, Ricardo Borges-
dc.contributor.authorSANTIAGO, Marcela de Souza-
dc.date.accessioned2020-10-14T17:16:48Z-
dc.date.available2020-10-14T17:16:48Z-
dc.date.issued2020-06-22-
dc.identifier.citationSANTIAGO, Marcela de Souza. Pesquisa avaliativa sobre o processo de implementação do programa de capacitação e qualificação da UFPE (2007 a 2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38339-
dc.description.abstractEsta pesquisa avaliou como ocorreu o processo de implementação do Programa de Capacitação e Qualificação da UFPE, no período de 2007 a 2018. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva, do tipo estudo de caso; em que o processo de implementação do Programa foi avaliado, comparando-se a documentação gerencial e legal relacionada ao tema e a percepção dos atores. A base teórica relaciona os estudos sobre políticas públicas, burocracia e atuação dos burocratas de médio escalão, utilizando e adaptando a teoria de avaliação de programas de Draibe (2001). Com base na análise documental, dos dispositivos legais relacionados às políticas de desenvolvimento pessoal e profissional de servidores públicos federais (técnico-administrativos em educação), foi realizada a análise de conteúdo das entrevistas semiestruturadas com 06 gestores dos setores de capacitação e qualificação na Universidade Federal de Pernambuco. Os subprocessos avaliados foram: aspectos gerenciais e decisórios envolvidos na operacionalização do Programa; atividades e ações envolvidas na divulgação, informação, processos seletivos e acesso; processos orçamentários e operacionais; e os procedimentos de monitoramento e avaliação interna. Foram apontados, inclusive, os fatores facilitadores e obstáculos, quanto ao seu aprimoramento. O aspecto mais notório é a relevância do Programa na estrutura institucional da UFPE, seguindo uma evolução de reconhecimento de seu papel e função no desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores técnico-administrativos em educação. Um destaque quanto à continuidade do Programa são os ajustes incrementais ao processo instituído a partir das modificações por que a base legal passa ao longo de mudanças nas legislaturas federais. Essas amarras legais, as quais os gestores se limitam, dificultaram a iniciativa de modelagem na sua governança para torná-lo mais inovador, acessível, transparente e mais eficiente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência políticapt_BR
dc.subjectAvaliaçõespt_BR
dc.subjectAdministração pública – Ciência políticapt_BR
dc.subjectAssessoria pessoalpt_BR
dc.titlePesquisa avaliativa sobre o processo de implementação do programa de capacitação e qualificação da UFPE (2007 a 2018)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3243420582961904pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0745797282377260pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis research evaluated how the implementation process of the Training and Qualification Program at UFPE occurred, during the period of 2007 to 2018. A qualitative, descriptive, case study research was carried out; where the process of implementing the Program was evaluated, comparing the managerial and legal documentation related to the theme and the actors' perception. The theoretical basis relates the studies on public policies, bureaucracy and the performance of middle-level bureaucrats, using and adapting Draibe's (2001) program evaluation theory. Based on documentary analysis, of the legal provisions related to the personal and professional development policies of federal public servants (technical-administrative in education), the content analysis of the semi-structured interviews with 06 managers from the training and qualification sectors at Federal University of Pernambuco was carried out. The subprocesses evaluated were: managerial and decision-making aspects involved in the operationalization of the Program; activities and actions involved in disclosure, information, selection processes and access; budgetary and operational processes; and internal monitoring and evaluation procedures. Enabling factors and obstacles were also pointed out regarding their improvement. The most notorious aspect is the relevance of the Program in Federal University of Pernambuco institutional structure, following an evolution of recognition of its role and function in the personal and professional development of technical-administrative in education. A highlight regarding the continuity of the Program are the incremental adjustments to the process instituted from the changes that the legal base undergoes throughout the federal role. These legal ties, which managers are limited, made it difficult for the modeling initiative in its governance to make it more innovative, accessible, transparent and more efficient.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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