Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38281
Comparte esta pagina
Título : | Repercussões da coreografia institucional para a implantação de tecnologias digitais nas escolas da rede pública do Recife : o tablet |
Autor : | SANTOS, Jobson Alves dos |
Palabras clave : | Tecnologias na Escola; Métodos de Ensino; Tecnologias Digitais; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 6-abr-2020 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Jobson Alves dos. Repercussões da coreografia institucional para a implantação de tecnologias digitais nas escolas da rede pública do Recife: o tablet. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Resumen : | A presente tese pretendeu responder à seguinte questão: Como funciona a Coreografia Institucional da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (DETEC) – SE, concernente à integração das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), em específico o uso dos tablets nas coreografias Institucional e Didática das escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife - RMER? Levando-se em consideração que as coreografias institucionais se regem por um conjunto de textos legais e administrativos, em tese, para atender a demandas políticas, partimos da hipótese de que é a integração planejada e executada entre as coreografias institucionais e didáticas que possibilitaria a professores e estudantes nela envolvidos desenvolverem coreografias didáticas mais eficazes. O objetivo geral procurou investigar o funcionamento da Coreografia Institucional da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação (DETEC) da Rede Municipal de Ensino do Recife, quanto à integração dos tablets nas coreografias institucional e didática das escolas dessa Rede. Especificamente, tivemos os seguintes objetivos: (1) Descrever o processo de implantação da política de tecnologia, especificamente em relação ao tablet, na rede municipal; (2) Investigar a o processo de implementação do Tablet nas coreografias institucionais das escolas; e (3) Analisar o funcionamento das Coreografias Institucionais da DETEC, de integração do Tablet, nas Coreografias Institucionais das escolas. Para atender aos objetivos, metodologicamente, desenvolvemos o estudo sob o enfoque qualitativo, realizado em duas etapas. Na primeira, com base em uma categorização das características que descrevem uma coreografia institucional, a pesquisa foi realizada no interior da Diretoria Executiva em Tecnologia na Educação do Recife. Na segunda etapa, investigamos uma escola do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Nela, aplicamos os instrumentos de coleta de dados (questionários e entrevistas semiestruturados) a gestores, coordenadores, professor multiplicador e docentes. Desenvolvemos, ainda, atividades de observação participante, para melhor compreender o funcionamento da coreografia institucional nas coreografias institucional e didática na escola selecionada para pesquisa. Com o apoio da técnica de análise de conteúdo, analisamos o material produzido, com a utilização dos diferentes instrumentos. Como resultados, percebemos que a Coreografia Institucional da Diretoria Executiva de Tecnologia na Educação – DETEC – efetivou, visando a atender ao Programa Rede de Aprendizagens, ações estratégicas de integração desses equipamentos nas coreografias das escolas, tais como: reuniões com multiplicadores, gestores, pais e estudantes, implantação de programas de suporte infraestruturais e acompanhamentos técnicos, e de formação continuada. Não obstante, percebemos, diante do quadro geral da coreografia da DETEC que seus percursos precisam de aprimoramentos e, para tanto, chamar à colaboração dos sujeitos das coreografias das escolas especificamente os docentes, para alcançar maior eficácia na inserção dos tablets nas coreografias institucionais e didáticas das escolas da Rede Municipal do Recife. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38281 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Jobson Alves dos Santos.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons