Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38272

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTUAL, Virginia Pitta-
dc.contributor.authorAZEVÊDO, Gabriela Magalhães-
dc.date.accessioned2020-10-06T18:13:36Z-
dc.date.available2020-10-06T18:13:36Z-
dc.date.issued2019-02-18-
dc.identifier.citationAZEVÊDO, Gabriela Magalhães. Havana: redes de participação na reabilitação do Centro Histórico. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38272-
dc.description.abstractO patrimônio passou a ser compreendido como uma construção social, passível a mudanças e reinterpretações, a partir da segunda metade do século XX. Quando o foco da conservação deslocou-se do objeto em si como artefato para os valores atribuídos aos objetos, abriu-se espaço para os atores sociais (stakeholders) – os sujeitos que atribuem valor aos objetos. A partir desta nova compreensão, os atores que possuem algum vínculo com os bens patrimoniais passam a participar ativamente das ações de proteção, atividade que deixa de ser de exclusividade dos especialistas. Surge assim o tema da participação no campo da conservação. Apesar do tema ser bastante difundido atualmente, existe uma lacuna na literatura e questões importantes não recebem devida atenção, tais como: Qual conceito de participação está sendo utilizado? Quais são os atores envolvidos? Em que etapa de proteção do bem houve um processo participativo? Como a participação se estruturou? A presente dissertação se propõe a discutir tais questões, tendo como objeto de estudo o centro histórico de Havana (La Habana Vieja), em Cuba. Havana Velha faz parte da Lista de Patrimônio da Humanidade, da Unesco, e desde a década de 1990 tem passado por um projeto de reabilitação urbana com foco no desenvolvimento local, na sustentabilidade e na participação de seus residentes. A instituição responsável pela salvaguarda do sítio é a Oficina del Historiador de la Ciudad de La Habana. A Oficina é responsável pelo planejamento, execução e gestão da área. Os conselhos populares (CP) são órgãos locais de base, que aproximam os cidadãos da municipalidade, construindo um espaço de participação comunitária. Este trabalho vai focar seu estudo no CP Catedral, que trabalha em conjunto com a Oficina. Entre as inferências da presente pesquisa está que a participação seja analisada a partir da noção de redes, onde identifica-se os pontos nodais (atores) e os laços, que são as relações que fazem as conexões entre os pontos; considerando-se o contexto social no qual a rede está inserida.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectHavana Velhapt_BR
dc.subjectOficina do historiadorpt_BR
dc.subjectConselhos popularespt_BR
dc.subjectCubapt_BR
dc.titleHavana : redes de participação na reabilitação do Centro Históricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3514001455210531pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1014880910768142pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxEl patrimonio pasó a ser comprendido como una construcción social, pasible a cambios y reinterpretaciones, a partir de la segunda mitad del siglo XX. Cuando el foco de la conservación se desplazó del objeto en sí como artefacto a los valores atribuidos a los objetos, se abrió espacio para los actores sociales (stakeholders) – los sujetos que atribuyen valor a los objetos. A partir de esta nueva comprensión, los actores que poseen algún vínculo con los bienes patrimoniales pasan a participar activamente en las acciones de protección, actividad que deja de ser de exclusividad de los especialistas. Surge así el tema de la participación en el campo de la conservación. A pesar de ser un tema bastante difundido actualmente, existe una cierta omisión en la literatura y algunas cuestiones importantes quedan en abierto: ¿Cuál es el concepto de participación utilizado? ¿Cuáles son los actores involucrados? ¿En qué etapa de protección del bien hubo un proceso participativo? ¿Cómo la participación se estructuró? La presente tesis se propone discutir tales cuestiones, teniendo como objeto de estudio el centro histórico de La Habana. La Habana Vieja forma parte de la Lista de Patrimonio de la Humanidad de la Unesco, y desde la década de 1990 ha pasado por un proyecto de rehabilitación urbana con foco en el desarrollo local, la sostenibilidad y la participación de sus residentes. La institución responsable por la salvaguardia del sitio es la Oficina del Historiador de la Ciudad de La Habana. La Oficina es responsable por la planificación, ejecución y gestión del área. Los consejos populares (CP) son órganos locales de base, que acercan a los ciudadanos de la municipalidad, construyendo un espacio de participación comunitaria. Este trabajo enfocará su estudio en el CP Catedral, que trabaja junto con la Oficina. Entre las inferencias de la presente investigación está que la participación sea analizada a partir de la noción de redes, donde se identifican los puntos nodales (actores) y los lazos, que son las relaciones que hacen las conexiones entre los puntos; considerando el contexto social en el que se inserta la red.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gabriela Magalhães Azevêdo.pdf6,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons