Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38149

Compartilhe esta página

Título: Sistema de localização regionalizado de dispositivo de acesso a veículo automotor baseado em bluetooth low energy
Título(s) alternativo(s): Sistema de localização regionalizado de dispositivo de acesso a veículo automotor
Autor(es): FERREIRA, Caio César Lima Lacerda
Palavras-chave: Engenharia da computação; Aprendizagem de máquina
Data do documento: 12-Set-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: FERREIRA, Caio César Lima Lacerda. Sistema de localização regionalizado de dispositivo de acesso a veículo automotor baseado em bluetooth low energy. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Com a redução de custo de fabricação de dispositivos eletrônicos, ampla disseminação de smartphones e dispositivos eletrônicos vestíveis (smartwatches, smartbands) e um mercado automotivo global competitivo, vários sistemas para prover comodidade e auxílio ao usuário têm surgido. Um desses sistemas, de entrada e partida passiva ao veículo, já está no mercado há pelo menos duas décadas, no entanto, não apresenta qualquer conectividade com o ambiente externo. Para suprir essa deficiência e aproveitando crescimento no mercado dos dispositivos smart, há uma tendência natural de convergir esses dispositivos ao ambiente automotivo aproveitando o surgimento e disseminação cada vez mais acentuada da tecnologia de conexão Bluetooth Low Energy (BLE). Este trabalho apresenta um sistema de localização de dispositivo BLE que faz o papel de chave veicular. Apresenta o hardware utilizado para construção do sistema, topologias de antenas posicionadas no veículo (dongles BLE), arquitetura e fluxo do sistema de localização, apresentando os algoritmos de aprendizagem de máquina utilizados, usando máquinas em duas camadas e em cascata. Apresenta as regiões de decisão escolhidas e apresenta uma discussão sobre o parâmetro de entrada do sistema, o RSSI. Mostra a não-linearidade desse parâmetro e seu impacto na qualidade dos resultados obtidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38149
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Caio Cesar de Lima Lacerda Ferreira.pdf12,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons