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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38130

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dc.contributor.advisorNOVAIS, Sueli Menelau de-
dc.contributor.authorFIGUEIREDO, Weydson Pallmiery Monteiro-
dc.date.accessioned2020-09-28T22:09:05Z-
dc.date.available2020-09-28T22:09:05Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.date.submitted2020-09-28-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Weydson Pallmiery Monteiro. Bilhetagem eletrônica e seus impactos na prestação do serviço de transporte público de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38130-
dc.description.abstractO presente trabalho busca compreender os impactos percebidos pela população sobre a implementação da bilhetagem eletrônica no serviço de transporte público de Caruaru. Diante disso, buscou-se: (i) caracterizar a dinâmica de serviço de transporte público em Caruaru; (ii) caracterizar o sistema de bilhetagem eletrônica como uma inovação; (iii) determinar barreiras e facilitadores à inovação; (iv) verificar os benefícios e os desafios dos usuários com a adoção de bilhetagem eletrônica no transporte público de Caruaru. O transporte público tem papel de integrador social, uma vez que o mesmo é responsável pela democratização do espaço geográfico, ofertando a oportunidade de deslocamento para pessoas e bens pelo território. Os ônibus são o meio de transporte da grande maioria de brasileiros, o que faz o transporte público ser um serviço de importância econômica e social muito significativa, porém, várias barreiras são encontradas, o que faz com que o serviço seja visto como ineficiente. Para esse estudo foi empregado um método quantitativo, onde um questionário foi desenvolvido e aplicado à uma determinada população, que são os usuários do transporte coletivo de Caruaru. Em relação aos fins, a pesquisa é de caráter descritiva e explicativa. Quanto aos procedimentos técnicos adotados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo. Como principais conclusões, foi possível identificar que, a implementação da bilhetagem eletrônica em Caruaru trouxe uma série de benefícios para a população; porém, barreiras também foram detectadas, barreiras essas que podem ser solucionadas através de inovações incrementais, como forma de aumentar a satisfação dos usuários.pt_BR
dc.format.extent78p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectTransporte - Passagenspt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.titleBilhetagem eletrônica e seus impactos na prestação do serviço de transporte público de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K2153467U8pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4234080A4pt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to understand the impacts perceived by the population on the implementation of electronic ticketing in the public transport service of Caruaru. In view of this, we sought to: (i) characterize the dynamic of public transport service in Caruaru; (ii) characterize the electronic ticketing system as an innovation; (iii) identify barriers and facilitators to innovation; (iv) verify the benefits and challenges of users with the adoption of electronic ticketing in Caruaru public transport. Public transport plays the role of social integrator, since it is responsible for the democratization of the geographical space, offering the opportunity to travel to people and goods across the territory. Buses are the means of transportation of the vast majority of Brazilians, which makes public transport a service of significant economic and social importance, however, several barriers are encountered, which makes the service inefficient. For this study, a quantitative method was used, where a questionnaire was developed and applied to a given population, who are the users of the Caruaru collective transport. Regarding the ends, the research is descriptive and explanatory. As for the technical procedures adopted, this is a bibliographical and field research. As main conclusions, it was possible to identify that the implementation of e-ticketing in Caruaru brought a series of benefits to the population; however, barriers have also been detected, barriers that can be solved through incremental innovations, as a way to increase user satisfaction.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departamentGestãopt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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