Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3810
Título: Representação social dos alunos de educação física da UFPE sobre a disciplina educação física adaptada
Autor(es): Ferreira dos Santos, Onassis
Palavras-chave: Representação Social; Educação Física; Educação Física Adaptada; Deficiência; Educação Inclusiva; Educação Especial
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Ferreira dos Santos, Onassis; Fernandes de Souza, Edilson. Representação social dos alunos de educação física da UFPE sobre a disciplina educação física adaptada. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Resumo: Esta pesquisa trata das Representações Sociais dos alunos de Educação Física da UFPE sobre a disciplina Educação Física Adaptada, tendo como referencial a Teoria das Representações Sociais proposta por Serge Moscovici. Entende-se que as representações são produtos construídos a partir da realidade em que o indivíduo se encontra e possuem um elevado valor, por estarem baseadas nas experiências de alguém ou ainda de alguma coisa, além de associadas ao comportamento e ao conhecimento que se tem de si próprio. Foram apresentadas opiniões de autores que discutem sobre a Educação Especial, no sentido de inclusão e exclusão para entendimento desse atual campo da Educação. Utilizou-se o questionário, a associação livre de palavras e a entrevista para coletar os dados. Participaram do trabalho 20 alunos do Curso de Educação Física, sendo 10 alunos que cursaram e 10 alunos que não cursaram a disciplina de Educação Física Adaptada. Para a verificação da associação livre de palavras, que Abric (2001), indica como possibilidade de se encontrar o núcleo central das representações, foi utilizado o teste de probabilidade estatística qui-quadrado, com nível de significância (p<0,05). Após as análises, percebeu-se que a disciplina EFA oferece condições de mudanças de pensamentos, preparando o futuro professor de educação física a situações de trabalho com pessoas com necessidades educacionais especiais
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3810
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo151_1.pdf634,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.