Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38034

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorZACCARA, Madalena-
dc.contributor.authorSALVI, Ana Carolina Magalhães-
dc.date.accessioned2020-09-17T18:30:05Z-
dc.date.available2020-09-17T18:30:05Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationSALVI, Ana Carolina Magalhães. Selvagem sabedoria: a mulher artista e o discurso político do autorretrato em Oriana Duarte. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38034-
dc.description.abstractO trabalho propõe investigar se e de que maneira o autorretrato pode configurar uma ferramenta política através da obra Selvagem Sabedoria, de Oriana Duarte. Adotam-se como eixo as discussões de sexo/gênero na sociedade e nas artes visuais e a dicotomia do corpo objeto e negação da mulher artista vivenciada ao longo da narrativa eurocêntrica e patriarcal da história da arte, relevante neste trabalho por tratar-se dos elementos raspados no palimpsesto realizado por Oriana na obra em questão. A pesquisa guiou-se pelo método da cartografia, no acompanhar das transformações do desejo que conduzem a vida artista de Oriana Duarte, percorrendo ora os contornos macropolíticos a serem desmanchados, ora o corpo vibrátil e desejante que cria. Para tanto, foram utilizados os recursos de revisão bibliográfica e imagética e entrevistas com a artista. A revisão bibliográfica dividiu-se entre os conceitos relacionados à problemática da pesquisa, tomando como axioma as concepções do gênero como categoria socialmente e historicamente construída, a divisão sexual do trabalho e o silêncio histórico das mulheres, as vivências do feminino na história da arte, o uso do autorretrato por mulheres artistas e as relações de poder e disciplina que permeiam essas questões, bem como as possibilidades de subversão que identidades de fronteira, ciborgues e heteróclitas conferem às estruturas de dominação. Para tanto, toma-se a parresia feminista e a escrita de si como fatores de subjetivação, prática de liberdade e desligamento das alienações fabricadas pelo sistema capitalista e patriarcal. Houve também o mergulho em escritos de terceiros sobre Oriana Duarte e escritos da própria artista sobre seus processos. Em adição, foram realizadas duas entrevistas com a artista de modo a entender os processos criativos e os discursos que lhe atravessam, direcionando aos objetivos da pesquisa e em especial à obra Selvagem Sabedoria. Produz-se a partir da união de saberes múltiplos o discurso político presente no trabalho de Oriana Duarte pela raspagem das significações masculinas sobre como deve comportar-se e aparentar um corpo feminino e como, por meio do autorretrato e uso do próprio corpo, é possível engendrar formas outras de fazer arte e tornar-se sujeita a partir de uma estilística da existência e da verdade própria.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMulher artistapt_BR
dc.subjectEscrita em sipt_BR
dc.subjectAutorretratopt_BR
dc.subjectOriana Duartept_BR
dc.subjectArte Contemporâneapt_BR
dc.titleSelvagem sabedoria : a mulher artista e o discurso político do autorretrato em Oriana Duartept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6963579349141689pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1876676115790550pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to investigate if and how self-portrait can act as a political instrument through the artwork A Selvagem Sabedoria by Oriana Duarte. For such, it is seized as axis the discussions concerning gender/sex in society and visual arts, and the dichotomy of the body-object and female artists’ denial that has been experienced throughout the Eurocentric and patriarchal narrative of art history, thus relevant as those are the elements scraped in the palimpsest made by Oriana in the present artwork. The research followed the method of cartography, in the navigating of the will’s transformations that conduct Oriana Duarte’s art of life, traversing at times the micropolitical contours to be dismantled, at others the vibratile and wanting body that creates. Therefore, the methodological resources adopted were bibliographic and imagistic revision and interviews with the artist. The bibliographic revision cared for the concepts related to the problematics of the research whose nexus roamed traversing the notions of gender as a socially and historically built category, the sexual division of labour, the historical silence of women, the background of the feminine in art history, the use of self-portrait by women artists and the power relations and discipline that permeate these issues, as well as the possibilities of subversion that identities of border, cyborgs and heteroclites bestow on domination structures. Hence, the feminist parrhesia and the Self Writing are incorporated as factors of subjectivation, the practice of freedom and hindering from alienations fabricated by the capitalist and patriarchal system. Furthermore, there was, in addition, a plunging into writings of others on Oriana Duarte and writings of the artist herself on her operations. Moreover, two interviews were done with the artist as to comprehend the creative processes and the discourses that traverse her, directed towards the objectives of the research, and especially to the oeuvre A Selvagem Sabedoria. Prompts, from the union of multiple knowledges, the political discourse present in the work of Oriana Duarte due to its scraping of male significations over how a female body must behave and look, plus, how through self-portrait and ownership of one’s body it is possible to engender alternate ways to produce art and to become subject as from an aesthetics of existence and regime of truth.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Carolina Magalhães Salvi.pdf3,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons