Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37980

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Alex Sandro-
dc.contributor.authorGALENO, Adgerson dos Santos-
dc.date.accessioned2020-09-14T18:49:03Z-
dc.date.available2020-09-14T18:49:03Z-
dc.date.issued2010-10-14-
dc.identifier.citationGALENO, Adgerson dos Santos. Concepção de módulo para dispositivos móveis de gestão da aprendizagem pessoal integrado ao sistema de gestão da aprendizagem Amadeus. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37980-
dc.description.abstractO avanço da tecnologia pessoal tem levado a utilização de dispositivos móveis nas mais diversas áreas. Observa-se um crescente interesse no potencial de uso no ensino a distância. A razão seria sua capacidade de minimizar a distância transacional da interação professor aluno e pelas facilidades e flexibilidade de uso. Dessa forma, uma série de investigações relatam formas eficazes de facilitar a aprendizagem por meio do uso de dispositivos computacionais móveis. A utilização destes dispositivos ocorre de forma complementar ao uso de plataformas de gestão da aprendizagem. Essa abordagem recebe a denominação de m-learning da qual o “m” faz alção à palavra “móvel” (do inglês mobile) e os ambiente sendo denominados Mobile Learning Environments (MLE). Surgem também, neste cenário, a PLE - Personal Learning Environments, ferramenta com o propósito de dar mais controle e autonomia para o aprendiz no ambiente de aprendizagem, proporcionar aos aprendestes suporte para gerir o seu próprio processo de aquisição de conhecimento. Características estas que são vistas como boa oportunidade de serem exploradas em um ambiente móvel. Neste trabalho, adotamos práticas do design de interação para conceber um módulo para dispositivos móveis de gestão da aprendizagem pessoal integrado ao sistema de gestão da aprendizagem Amadeus. Esta ferramenta tem o objetivo de proporcionar aos usuários recursos que facilitem a gestão de seu aprendizado quando este estiver utilizando dispositivo computacional móvel. A partir do levantamento de requisitos feito baseado na literatura e da análise de competidores, foram concebidos protótipos de baixa e de alta fidelidade. Avaliamos a aceitação dos estilos de interação propostos e a partir da análise dos dados foram propostas melhorias nos protótipos concebidos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteração humano computadorpt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagem flexívelpt_BR
dc.subjectMobile Learningpt_BR
dc.titleConcepção de módulo para dispositivos móveis de gestão da aprendizagem pessoal integrado ao sistema de gestão da aprendizagem Amadeuspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3125923688234392pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7188784344595649pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThe advancement of technology has led to the use of personal mobile devices in several areas. The interest in the potential for use in distance learning is improving. The reason may be its ability to minimize the transactional distance of student-teacher interaction and the ease and flexibility of use. Thus, a series of investigations reported effective ways to facilitate learning through the use of mobile devices. The use of these devices occurs as a complement to the use of learning management plat- forms. This approach gets the name of m-learning which the ”m” refers to the word ”mobile” and the environment being called Mobile Learning Environments (MLE). Also arise in this scenario the PLE - Personal Learning Environments, a tool wich intends to give more control and autonomy for the learner in the learning environment, providing support to manage their own process of knowledge acquisition. Features which are seen as a good opportunity to be exploited in a mobile environment. In this work, we adopt the practices of interaction design to conceive a module for mobile personal learning management system integrated to learning management Amadeus. This tool aims to provide users with resources that facilitate the management of their learning when it is using mobile computing device. From the survey of requirements made from the literature and analysis of competitors, prototypes of low and high fidelity were conceived. We evaluated the acceptance of proposed styles of interaction and, based in analysis of data, improvements in the prototypes designed were suggested.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Adgerson dos Santos Galeno.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons