Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37979

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUERRA, José Roberto Ferreira-
dc.contributor.authorSANTOS, Denise Betânia Marques dos-
dc.date.accessioned2020-09-14T18:45:44Z-
dc.date.available2020-09-14T18:45:44Z-
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Denise Betânia Marques dos. O Sertão virou mar: gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PE. 2020. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37979-
dc.description.abstractCom o presente estudo buscou-se compreender como a gestão pública de um equipamento cultural e as práticas do city marketing se inserem na dinâmica turística do destino cidade do Recife, tendo como lócus de análise o Centro Cultural Cais do Sertão (CCCS). A concepção deste estudo parte da relevância que os equipamentos culturais, contemporaneamente, passaram a ter em centros urbanos, com vistas à consolidação da experiência turística e da valorização econômica da cultura. Por sua vez, o city marketing tem sido a estratégia comumente utilizada para a consolidação desse tipo de ação em diversas cidades ao redor do mundo. Na conexão dessas duas abordagens, está a gestão pública dando lastro ao desenvolvimento de uma e de outra, por se tratar do ente responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas que direcionam, planejam e regulam as políticas de fomento e preservação do patrimônio, assim como, conforma as iniciativas de empresariamento urbano conectadas ao city marketing. Portanto, a gestão das cidades tem assumido progressivamente a mediação da utilização do patrimônio cultural colocado a serviço da atividade turística e a inserção do espaço urbano enquanto bem de consumo. Assim, revelam-se os desafios da gestão pública na manutenção de equipamentos culturais, ao ressaltarmos a influência arquitetônica pautada no espetáculo e a reafirmação da identidade cultural ancorada no patrimônio. Por sua vez, o city marketing é abordado sob as lentes da governança e do empresariamento com vistas ao turismo e sua contribuição para as cidades e vice-versa. Quanto ao método, esse estudo está ancorado numa perspectiva qualitativa e possui um caráter exploratório e descritivo, sendo utilizada como estratégia de pesquisa o estudo de caso único. Para o alcance do objetivo do estudo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito gestores relacionados ao equipamento cultural. A análise dos dados foi realizada sob a perspectiva de análise de conteúdo. No resultado das análises são encontrados inúmeros desafios para a gestão pública dos equipamentos culturais em centros urbanos e para o city marketing, em função da dependência das esferas do poder, muito embora seja possível identificar a contribuição do Museu Cais do Sertão para a atratividade da cidade do Recife. Há um esforço de parceria no sentido de dar visibilidade ao Cais do Sertão, ainda que incipiente, por parte dos gestores. Assim, a contribuição cultural para a atividade turística se realiza, ainda que de forma não estruturada, e consolida a experiência e a relevância dos valores endógenos. Por outro lado, podemos observar um desempenho abaixo das expectativas do city marketing, porquanto, o próprio movimento de atratividade de investimento ocorre de forma ainda extemporânea.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectEquipamentos culturaispt_BR
dc.subjectCity marketingpt_BR
dc.titleO Sertão virou mar : gestão pública, equipamentos culturais e city marketing no Centro Cultural Cais do Sertão em Recife/PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8949446167399889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1065501973328121pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxThis study sought to understand how the public management of cultural equipment and the practices of city marketing are inserted in the tourist dynamics of the city of Recife, with the Cais do Sertão Cultural Center (CCCS) as the locus of analysis. The conception of this study is based on the relevance that cultural facilities have now had in urban centers, with a view to consolidating the tourist experience and the economic valuation of culture. In turn, city marketing has been the strategy commonly used to consolidate this type of action in several cities around the world. In the connection of these two approaches, public management is supporting the development of one and the other, as it is the entity responsible for the development of public policies that direct, plan and regulate policies for the promotion and preservation of heritage, as well as conforming urban entrepreneurship initiatives connected to city marketing. Therefore, city management has progressively assumed the mediation of the use of cultural heritage placed at the service of tourism and the insertion of urban space as a consumer good. Thus, the challenges of public management in the maintenance of cultural facilities are revealed, by emphasizing the architectural influence based on the show and the reaffirmation of the cultural identity anchored in the heritage. In turn, city marketing is approached through the lens of governance and entrepreneurship with a view to tourism and its contribution to cities and vice versa. As for the method, this study is anchored in a qualitative perspective and has an exploratory and descriptive character, being used as a research strategy the single case study. To achieve the objective of the study, semi-structured interviews were conducted with eight managers related to cultural equipment. Data analysis was performed from the perspective of content analysis. In the result of the analyzes, numerous challenges are found for the public management of cultural facilities in urban centers and for city marketing, due to the dependence of the spheres of power, although it is possible to identify the contribution of the Cais do Sertão Museum to the city's attractiveness from Recife. There is a partnership effort in order to give visibility to the Cais do Sertão, although incipient, by the managers. Thus, the cultural contribution to the tourist activity takes place, albeit in an unstructured way, and consolidates the experience and the relevance of endogenous values. On the other hand, we can observe a performance below the expectations of city marketing, because the movement of attractiveness itself investment is still extemporaneous.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Denise Betânia Marques dos Santos.pdf1,41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons