Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37976
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Thiago César Sandes | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-14T18:12:38Z | - |
dc.date.available | 2020-09-14T18:12:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-26 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Thiago César Sandes. Os espaços não formais da região do sub-médio e baixo são francisco como espaços pedagógicos para o ensino de Biologia. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37976 | - |
dc.description.abstract | O estudo da Biologia se caracteriza por toda uma gama de conhecimentos, muitos limitados a teorias e à escola por não oportunizarem maior relação de práticas e contextualização dos fenômenos na natureza. Nesse aspecto, os espaços não formais institucionalizados e os não institucionalizados oportunizam aprendizagens diversas e a interdisciplinaridade, contextualizando e materializando saberes das Ciências da Natureza. Por objetivo, avaliamos o potencial didático-metodológico das visitas aos espaços não formais institucionalizados e não institucionalizados, localizados na região do Sub-Médio e Baixo São Francisco, para orientações ao estudo do Meio Ambiente com a disciplina de Biologia. A pesquisa foi de caráter qualiquantitativa com observações do potencial exploratório dos espaços não formais, em que avaliarmos o potencial didático-metodológico dos espaços não formais da região à disciplina Biologia com o enfoque ao Meio Ambiente. Em uma primeira etapa realizamos visitas a seis espaços da região, descrevendo as suas características e potencialidades para o ensino de Biologia, para o ENEM e com interdisciplinaridade. Na segunda etapa realizamos entrevistas a vinte professores de Biologia da região para identificação por eles de espaços não formais explorados e os conteúdos abordados para compararmos com as habilidades identificadas para o ENEM. Na terceira etapa analisamos as entrevistas para organizarmos roteiros que, na quarta etapa, utilizamos na construção de um manual de estratégias a aulas em espaços não formais. Nosso levantamento identificou diversos espaços, urbanos e não urbanos, abertos, predial ou mista com alto potencial ao ensino aprendizagem de Biologia, a exemplo de Museus, Hidroelétricas, usina de Energia Eólica, Estações de Tratamento de Águas e de Esgotos, Trilhas Ecológicas e Praças com interdisciplinaridade a História, Geografia, Física, Química, Sociologia, Matemática, dentre outras, a depender do enfoque dado, o que afirma o quanto é possível um ensino integrado para maior compreensão dos fenômenos e das consequências das ações do homem ao ambiente. Assim, foi possível avaliarmos os impactos ao ambiente, as formas de transformação de energia, a biodiversidade e a interação do homem com o ambiente no processo de ocupação urbana das sociedades locais. Os pesquisados lamentam pelas dificuldades financeiras, de biossegurança e de tempo à realização das visitas. Construímos como produto um manual de orientações às visitas a espaços não formais da região, o que colabora com o planejamento de visitas até em outras regiões com espaços semelhantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Os espaços não formais da região do sub-médio e baixo são francisco como espaços pedagógicos para o ensino de Biologia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3854740162288062 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The study of biology is characterized by a whole range of knowledge, much limited to theories and school because they do not provide a greater relation of practices and contextualization of phenomena in nature. In this aspect, the non-formal institutionalized and non-institutionalized spaces provide diverse learning and interdisciplinarity, contextualizing and materializing knowledge of the Natural Sciences. The aim of this study was to evaluate the didactic-methodological potential of visits to non-formal institutionalized and non-institutionalized spaces located in the Sub-Middle and Lower São Francisco region, to guide the study of the Environment with the subject of Biology. It was a quali-quantitative character research with observations of the exploratory potential of non-formal spaces, in which we evaluated the didactic-methodological potential of non-formal spaces in the region to the subject of Biology with the focus on the environment. In a first stage we made visits to six spaces in the region, describing their characteristics and potentialities for the teaching of Biology, for ENEM and with interdisciplinarity. In the second stage we conducted interviews with twenty Biology teachers from the region to identify explored non-formal spaces and the contents approached to compare with the skills identified for ENEM. In the third stage we analyzed the interviews to organize scripts that, in the fourth stage, we used in the construction of a strategy handbook to classes in non-formal spaces. Our survey identified several urban and non-urban, open, building or mixed spaces with high potential for teaching and learning of Biology, such as Museums, Hydroelectric, Wind Power Plant, Water and Sewage Treatment Plants, Ecological Trails and Squares with interdisciplinarity to History, Geography, Physics, Chemistry, Sociology, Mathematics, among others, depending on the given focus, which affirms how much is possible an integrated teaching for a better understanding of the phenomena and the consequences of human actions to the environment. Thus, it was possible to evaluate the impacts on the environment, the forms of energy transformation, biodiversity and human interaction with the environment in the process of urban occupation of local societies. The respondents regret the financial difficulties, biosecurity and time to make the visits. We built as a product a guidebook for visits to non-formal spaces in the region, which collaborates with the planning of visits even in other regions with similar spaces. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thiago César Sandes Pereira.pdf | 8,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons