Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37906
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAMPELO, Divanilson Rodrigo de Sousa | - |
dc.contributor.author | D'ANDRADA, Luís Felipe Prado | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-10T20:31:48Z | - |
dc.date.available | 2020-09-10T20:31:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-13 | - |
dc.identifier.citation | D'ANDRADA, Luís Felipe Prado. Um sistema de detecção de intrusão de tempo real e baseado em anomalias para redes CAN automotivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37906 | - |
dc.description.abstract | A Controller Area Network (CAN) é a tecnologia de rede intraveicular mais presente em automóveis. Apesar disso, como a CAN não foi projetada para se defender de ataques cibernéticos, soluções para mitigar estes ataques têm sido propostas nos últimos anos. Trabalhos anteriores mostraram que detectar anomalias no tráfego da rede CAN é uma solução promissora para o aumento da segurança veicular. Um dos principais desafios na prevenção da transmissão de um quadro CAN malicioso é a capacidade de detectar anomalias até o fim da transmissão do quadro. Este trabalho apresenta um sistema de detecção de intrusão de tempo real e baseado em anomalias capaz de atender a esse deadline através da utilização do algoritmo de detecção Isolation Forest implementado em uma linguagem de descrição de hardware. Uma taxa de verdadeiro positivo maior que 99% foi alcançada nos cenários de teste. O sistema requer menos que 1𝜇s para avaliar o payload de um quadro, portanto sendo possível detectar a anomalia antes do fim do quadro. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Controller Area Network | pt_BR |
dc.subject | Sistema de detecção de intrusão | pt_BR |
dc.subject | Redes intraveiculares | pt_BR |
dc.subject | Segurança de redes | pt_BR |
dc.title | Um sistema de detecção de intrusão de tempo real e baseado em anomalias para redes CAN automotivas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3090842507572406 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838400375894439 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Controller Area Network (CAN) is the most pervasive in-vehicle network technology in cars. However, since CAN was designed with no security concerns, solutions to mitigate cyber attacks on CAN networks have been proposed in the last years. Prior works have shown that detecting anomalies in the CAN network traffic is a promising solution for increasing vehicle security. One of the main challenges in preventing a malicious CAN frame transmission is to be able to detect the anomaly before the end of the frame. This work presents a real-time anomaly-based Intrusion Detection System (IDS) capable of meeting this deadline by using the Isolation Forest detection algorithm implemented in a hardware description language. A true positive rate higher than 99% is achieved in test scenarios. The system requires less than 1𝜇s to evaluate a frame’s payload, thus being able to detect the anomaly before the end of the frame. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Luís Felipe Prado D’Andrada.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons