Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37819

Compartilhe esta página

Título: Salvação das pedras e dos homens : a conservação urbana integrada de Bolonha (1960-1970) na obra de Pier Luigi Cervellati
Autor(es): SILVA, Fabrício Martins
Palavras-chave: Conservação Integrada; Pier Luigi Cervellat; Bolonha; Centro Histórico
Data do documento: 11-Mar-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Fabrício Martins. Salvação das pedras e dos homens: a conservação urbana integrada de Bolonha (1960-1970) na obra de Pier Luigi Cervellat. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O desejo de promover a transição de uma “cidade antiga para uma sociedade nova” fez de Bolonha (Itália) assumir um processo singular de planejamento urbano de cidades históricas, entre as décadas de 1960 e 1970. Naquele momento, buscouse superar o modelo de restauração patrimonial conservadora, que trata o conjunto patrimonial de maneira isolada, autorreferente e excluído da dinâmica geral do território. Para tanto, foi posto em prática um intrincado sistema de regulação estatal e investigação acadêmica que possibilitou a identificação e a estruturação de uma política de salvaguarda e promoção da qualidade de vida no conjunto patrimonial histórico. Da mesma maneira, foram estabelecidos objetivos e diretrizes para o ordenamento da metrópole como um todo, sendo o centro histórico a área matriz desse ordenamento. Condicionando o êxito desses esforços estaria o compromisso político de preservar a composição social dos habitantes tradicionais dos bairros, em oposição à lógica desagregadora da especulação imobiliária. A presente dissertação procura, por meio da revisão bibliográfica das obras escritas de Pier Luigi Cervellati e sua equipe – Interventi nei centri storici: Bologna, politica e metodologia del restauro (1973) e La nuova cultura delle città (1977) – analisar a experiência de restauro em Bolonha. Essa compreensão foi enriquecida com a bibliografia de autores secundários que buscaram situar o planejamento urbano bolonhês em um particular contexto histórico, político e social. A dissertação está estruturada em três partes, que compreendem: a compreensão da Conservação como política pública; a compreensão das sucessivas sínteses programáticas que formataram o “modelo de Bolonha” e o exame crítico da política de conservação de Bolonha, a partir de categorias extraídas das obras citadas acima, de forma a tornar claros seus pressupostos e paradigmas inerentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37819
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Fabrício Martins Silva.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons