Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37794

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDE NARDI, Fabiele Stockmans-
dc.contributor.authorSILVA, Josiene de Melo-
dc.date.accessioned2020-09-03T18:11:27Z-
dc.date.available2020-09-03T18:11:27Z-
dc.date.issued2018-05-28-
dc.identifier.citationSILVA, Josiene de Melo. Discurso, sujeito e trabalho: dizeres da/sobre a rendeira e a renda no Agreste de Pernambuco. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37794-
dc.description.abstractA atividade da renda renascença, exercida por rendeiras do agreste pernambucano, consiste no objeto de análise desta dissertação, cujo tratamento teórico e metodológico se dá a partir de noções como discurso, sujeito, trabalho e identidade. A renascença é um tipo de renda de origem europeia que integra o grupo de rendas de agulha e almofada. Trata-se de um saber secular que chegou ao Brasil no período de colonização, estendendo-se até o semiárido pernambucano onde encontrou espaço e passou a ser praticada por mulheres da cidade de Poção e adjacências até os dias de hoje. Integrada ao sistema de produção artesanal, a atividade afeta diretamente o cotidiano e a identificação das mulheres rendeiras de tal modo que suas vidas já não podem ser tomadas à parte dessa trama. Esse artefato, apreciado por seu valor cultural e estético, tem sido referido pelo segmento da moda e da alta costura como o luxo brasileiro, ocupando lugar de destaque no mercado, sendo alvo de tendências e funcionalidades diversas. Nessa interface, a figura da rendeira é omitida e marginalizada à medida que sua força de trabalho se excede. No circuito econômico da renascença, a rendeira sente-se desvalorizada sobretudo porque vê subtraído o valor material e simbólico do seu trabalho, o que motiva seu deslocamento para outras atividades, em busca de manutenção financeira. Apresentadas as condições de produções do objeto de análise, lançamo-nos sobre o tema em estudo, tendo como arcabouço teórico a Análise do Discurso Pecheuxtiana (AD). O objetivo deste trabalho consiste em analisar os dizeres da rendeira sobre si e sobre a renda (orquestrados com base nos testemunhos das rendeiras por meio de entrevistas), em contraponto com o que se coloca hoje como a indústria da moda. As análises indicam que a relação da rendeira com a renda renascença e o mercado de consumo configura-se pela lógica do sistema de produção/reprodução da ideologia dominante, em que a dinâmica cultural entre diferentes classes sociais se cruzam em relações de conflito, aceitação e resistência. Desse modo, as formações imaginárias traçam a identidade da rendeira pela reprodução de imagens estereotipadas, que submetem tal sujeito a um lugar de inferioridade, de onde se vê excluído e estranho em relação aos meios de produção do seu trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscurso e sujeitopt_BR
dc.subjectRenda renascençapt_BR
dc.subjectRendeira e trabalhopt_BR
dc.titleDiscurso, sujeito e trabalho : dizeres da/sobre a rendeira e a renda no Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0822722490893828pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5498953650037116pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe activity of the Renaissance lace, done by artisans from backland Pernambuco, consists of the object of analysis of this thesis, whose theoretical and methodological focus is based on notions such as discourse, subject, work and identity. Renaissance is a type of lace of European origin that integrates the group of lace, needle and cushion. It is an ancient knowledge that came to Brazil in the period of colonization, taken to the semiarid Pernambuco where it has found its place and began to be made by women in the city of Poção and nearby towns to the present time. Integrated into the artisanal production system, this activity directly affects everyday life and the identification of women who make lace in such a way that their lives can no longer be taken apart from this fabric. This product, appreciated for its cultural and aesthetic value, has been referred to by fashion and high fashion segments as a Brazilian luxurious product, taking an important place in the market; being the target of various trends and usages. In this interface, the lace maker is omitted and marginalized as her labor is exceeded. In the economic circuit of the Renaissance, the lace makers feel devalued mainly because they see subtracted the material and symbolic value of their work, which motivates their changing to other activities, in search of financial maintenance. Once the production conditions of the object of analysis are presented, we set out on the subject under study, having as theoretical framework Pecheuxtiana Discourse Analysis (AD). The objective of this work is to analyze the lace makers´s sayings about themselves and about lace (attuned on the basis of testimonies through interviews), in counterpoint to what it is today for fashion industry. The analyses that indicates that the relation between lace maker and Renaissance lace and consume market is shaped by the logic of the production / reproduction system of the dominant ideology, in which the cultural dynamics between different social classes intersect in relations of conflict, acceptance and resistance. In this way, the imaginary formations shape the identity of the lace maker by the reproduction of stereotyped images, which subjects such individuals to a place of inferiority, from where they see themselves excluded and strange in relation to the means of production of their work.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Josiene de Melo Silva.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons