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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHidalgo, Álvaro Barrantes pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ariane Danielle Baraúna dapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:16:30Z
dc.date.available2014-06-12T17:16:30Z
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationDanielle Baraúna da Silva, Ariane; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Um estudo das relações comerciais entre Brasil e China e da concorrência chinesa em terceiros mercados. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3772
dc.description.abstractA consolidação da China como grande produtora e exportadora de produtos manufaturados trouxe grandes desafios para todos os países, principalmente para as economias em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Em diversas partes do mundo, variados setores da indústria, têm enfrentado dificuldades devido à oferta dos bens manufaturados chineses. Este trabalho teve como objetivo analisar as relações comerciais entre Brasil e China de forma detalhada, principalmente no que diz respeito às ameaças da concorrência chinesa, identificando em quais mercados essa concorrência é mais forte, e avaliando os riscos da entrada de produtos chineses para as exportações brasileiras em terceiros mercados. A análise do fluxo bilateral mostrou que as exportações brasileiras destinadas ao mercado chinês estão concentradas em commodities e produtos de baixo valor agregado intensivos em recursos naturais, como soja, minérios e combustíveis, já as importações de origem chinesa são em grande parte de produtos industrializados com maior valor agregado e intensivos em mão-de-obra. A análise construída a partir do Modelo Constant-Market-Share permite concluir que a concorrência entre Brasil e China é intensa e mostra-se mais expressiva no mercado norte-americano e Sul-Africano. Nestes mercados em especial, os ganhos chineses foram acompanhados na maioria das vezes por perdas de competitividade por parte do Brasil, principalmente no setor de maquinaria e equipamentos de transportept_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExportaçõespt_BR
dc.subjectImportaçõespt_BR
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectManufaturadospt_BR
dc.titleUm estudo das relações comerciais entre Brasil e China e da concorrência chinesa em terceiros mercadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

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