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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3770
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Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.advisor | Vanderlei de Vasconcelos Cavalcanti, Tiago | pt_BR |
| dc.contributor.author | Maria Fonseca Pereira Oliveira Gomes, Sónia | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:16:28Z | - |
| dc.date.available | 2014-06-12T17:16:28Z | - |
| dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
| dc.identifier.citation | Maria Fonseca Pereira Oliveira Gomes, Sónia; Vanderlei de Vasconcelos Cavalcanti, Tiago. Impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE sobre a nutrição dos alunos, defasagem e desempenho escolar. 2009. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3770 | - |
| dc.description.abstract | A tese tem como objetivos: (i) avaliar o impacto do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sobre o nível nutricional; (ii) investigar o efeito da carência e do distúrbio nutricional sobre a defasagem idade-série e sobre o desempenho de escolas públicas brasileiras de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental quando avaliados em testes de proficiência. Existe uma carência de estudos no Brasil a respeito dos efeitos da subnutrição sobre o desempenho escolar dos estudantes. Fato que é, em parte, explicado pela carência de dados que avalie de forma representativa o estado nutricional dos estudantes no Brasil. Esta tese, contudo utiliza dados de uma pesquisa recente ASBRAN com informações do perfil nutricional de aproximadamente 20.000 alunos de 1110 escolas públicas brasileiras. A amostra não só representa a população de estudantes de escolas públicas no Brasil, como também as informações levantadas viabilizam o estudo dos objetivos propostos. Completando os dados da ASBRAN são usados dados municipais do IBGE e do IPEA provenientes do Censo 2000 e dados educacionais do INEP 2007. Primeiramente, a tese investiga a relação do aluno com a merenda escolar. Constatou-se, por exemplo, que estudantes com carência nutricional apresentavam maior probabilidade de irem à escola apenas por conta da merenda. Além disso, ficou comprovado que municípios de maior vulnerabilidade apresentam maiores probabilidades de seus alunos irem à escola apenas pela alimentação escolar. A seguir, a tese investiga os efeitos do PNAE sobre o estado nutricional dos alunos das escolas públicas. Para isso, utilizou-se a técnica de Propensity Score. Verificou-se que o PNAE contribui para a melhoria dos desequilíbrios nutricionais registrados pelos alunos de escolas públicas A análise de impacto da carência nutricional (subnutrição) e do distúrbio alimentar sobre a defasagem idade-série envolveu o uso da distribuição binomial negativa pelo fato da variável dependente ser de contagem. Os resultados mostram que a carência nutricional tem impacto direto sobre a defasagem idade-série no Brasil, este efeito é estatisticamente significante a 99 por cento de nível de confiança e permanece inalterado à medida que se adiciona variáveis explicativas que descrevem as condições socioeconômicas das crianças, dos municípios e as características físicas das escolas. Os resultados mostram que os alunos que apresentam distúrbio nutricional apresentam nível menor de defasagem idade-série, contrariando os resultados obtidos por alguns autores. Por outro lado, os resultados das estimações de impacto do PNAE sobre o desempenho da escola não são conclusivos para a maioria das variáveis testadas. No que diz respeito ao desempenho da escola em testes de proficiência, não parece existir correlação entre a performance da instituição de ensino e o estado nutricional do aluno | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| dc.rights | openAccess | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | PNAE | pt_BR |
| dc.subject | Nível nutricional | pt_BR |
| dc.subject | Defasagem idade-série | pt_BR |
| dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
| dc.subject | Testes de proficiência | pt_BR |
| dc.subject | Propensity score | pt_BR |
| dc.subject | Distribuição binomial negativa | pt_BR |
| dc.subject | Mínimos quadrados ordinários | pt_BR |
| dc.subject | Logit | pt_BR |
| dc.subject | Probit | pt_BR |
| dc.title | Impactos do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE sobre a nutrição dos alunos, defasagem e desempenho escolar | pt_BR |
| dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Economia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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